Bogo Advocacia e Consultoria

  • PRINCIPAL
  • BOGO ADVOCACIA
  • ÁREAS DE ATUAÇÃO
    • DIREITO PREVIDENCIÁRIA
    • DIREITO TRABALHISTA
    • DIREITO CIVEL
    • DIREITO ADMINISTRATIVO
    • RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO
  • BLOG
  • CONTATO
Converse com um Especialista
Bogo Advocacia
sexta-feira, 29 novembro 2019 / Published in Previdenciário

Recurso contra decisão do INSS no auxílio-doença: como fazer?

O auxílio-doença é um benefício de direito do trabalhador que fica incapacitado de exercer sua atividade laboral por período superior a quinze dias. O benefício é temporário, mas o trabalhador receber durante todo o período que permanecer incapacitado de exercer a sua atividade.

O trabalho só deixa de receber o auxílio-doença quando, após uma perícia médica, o INSS identifica que a incapacidade do trabalhador já não existe mais e que ele já pode retornar ao trabalho. No entanto, muitas vezes a decisão da perícia nem sempre é o que diz a realidade do trabalhador.

Quando, mesmo com a liberação médica da perícia, o empregado ainda não consegue retornar às atividades, é possível recorrer da decisão. Quando a solicitação do benefício é indeferida, significa que a perícia não concorda com os documentos médicos que foram apresentados pelo trabalhador.

Para recorrer, o trabalhador deve apresentar o recurso por escrito e assinado por ele. No documento, é preciso constar os motivos pelos quais o trabalhador discorda da decisão da previdência social, com base na legislação e nas comprovações médicas.

Por isso, a recomendação é não dispensar um advogado nesses casos. O trabalhador tem trinta dias para apresentar o recurso, entregando em uma agência ou enviando pelos Correios, caso deseje encaminhar para a própria agência que emitiu o resultado negativo. No próprio site do INSS é possível ter acesso ao formulário que deve ser preenchido.

No entanto, para não correr o risco de indeferimento, esteja sempre com laudos, exames, atestados e com todos os relatórios médicos que comprovem o problema. Algumas dicas podem ajudar nesse processo, mas um advogado é indispensável para que não haja falhas durante os períodos de entrega e análise do recurso.

Além da decisão de encerramento do benefício, o que pode acontecer após a perícia ser realizada é a decisão prorrogar o benefício do auxílio-doença se o médico constatar que a incapacidade permanece, embora não seja permanente. Também pode ocorrer de a perícia decidir por converter o auxílio-doença em aposentadoria por invalidez, caso perceba que a incapacidade vai se manter permanentemente.

Uma questão importante para ser lembrada é que mesmo que o auxílio-doença já esteja sendo pago ao trabalhador por um período de dois anos, por exemplo, o benefício não será convertido automaticamente em aposentadoria por invalidez, nem será cortado sem uma perícia médica.

Para que essa mudança realmente aconteça é preciso que a perícia médica confirme a permanência da incapacidade do trabalhador que, antes, era apenas temporária.Procure um advogado e conte sobre sua situação, afinal, o que nenhum trabalhador incapacitado de exercer a atividade laboral quer é ficar sem receber o benefício.

𝐐𝐮𝐞𝐫 𝐟𝐚𝐳𝐞𝐫 𝐚𝐥𝐠𝐮𝐦𝐚 𝐩𝐞𝐫𝐠𝐮𝐧𝐭𝐚? Deixe um comentário com sua dúvida para nosso time de especialistas ou fale conosco diretamente pelo WhatsApp (45) 99968-4217, telefone fixo (45) 3240-1802, ou clicando no link: http://whats.link/bogoadvocacia. Será um prazer orientá-lo.

Tagged under: advogado previdenciário, auxílio-doença, direito previdenciario, inss, recurso

What you can read next

Quais profissões tem direito a aposentadoria especial?
Aposentadoria do trabalhador rural que nunca contribuiu ao INSS: como fazer?
O que fazer quando o cálculo da aposentadoria está errada?

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ÚLTIMOS ARTIGOS

  • Meu benefício foi cortado após uma revisão do INSS. O que posso fazer?
    Receber a notícia de que o benefício foi cortado após
  • INSS recusou seu auxílio-doença? Veja como agir rapidamente
    Ter um pedido de auxílio-doença recusado pelo INSS é uma
  • Posso me aposentar com 15 anos de contribuição? Entenda as regras do INSS
    A dúvida é comum, principalmente entre pessoas que contribuíram por
  • Novas regras de aposentadoria para mulheres em 2025: entenda o que mudou
    A cada ano, as regras de aposentadoria para mulheres passam
  • Benefícios negados injustamente: quais os seus direitos e como recorrer?
    Receber a notícia de que um benefício foi negado pelo

CATEGORIAS

  • Contratos Administrativos
  • Direito Administrativo
  • Direito Familiar
  • Direito Trabalhista
  • Licitações
  • Previdenciário
  • Recuperação de Crédito

NUVEM DE TAGS

advogado advogado previdenciário aposentadoria aposentadoria especial aposentadoria por invalidez aposentadoria rural auxílio-doença benefício bpc crédito demissão direito previdenciario direitos previdenciários direito trabalhista empregado inadimplência insalubridade inss previdência previdência social recuperação de crédito reforma da previdência segurado tempo de contribuição terceirização cobrança

TOP
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}