Bogo Advocacia e Consultoria

  • PRINCIPAL
  • BOGO ADVOCACIA
  • ÁREAS DE ATUAÇÃO
    • DIREITO PREVIDENCIÁRIA
    • DIREITO TRABALHISTA
    • DIREITO CIVEL
    • DIREITO ADMINISTRATIVO
    • RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO
  • BLOG
  • CONTATO
Converse com um Especialista
Bogo Advocacia
quinta-feira, 30 janeiro 2020 / Published in Previdenciário

Cumulação de benefícios previdenciários: é possível?

A Previdência Social é comprometida com a proteção e a cobertura de determinados riscos sociais a que estão sujeitos os trabalhadores e seus dependentes. 

Quando situações como doença, morte, maternidade, idade avançada, invalidez e redução da capacidade laboral atingem o trabalhador e o afastam da sua atividade profissional, a previdência “entra em ação” para amparar e garantir a sua sobrevivência. 

Por isso, a princípio, para cada situação de risco social há um benefício previdenciário correspondente. 

Mas, será que diante da diversidade de situações e benefícios, é possível a cumulação de benefícios previdenciários? A depender do caso, é possível sim, conforme veremos a seguir.

Quando ocorre a cumulação de benefícios previdenciários?

A cumulação de benefícios da Previdência Social ocorre quando o trabalhador recebe, simultâneamente, mais de uma prestação previdenciária, pois no gozo de um benefício, preenche as condições para acessar outro benefício.

O beneficiário poderá manter os dois benefícios quando há diferentes fatos geradores para a sua concessão. Mas, atenção, nem todos os benefícios podem ser cumulados. 

A Lei n° 8.213/1991, em seu artigo 124, traz situações em que a cumulação de benefícios é indevida, tais como: a) aposentadoria e auxílio doença; b) duas ou mais aposentadorias; c) mais de uma aposentadoria; d) aposentadoria e abono de permanência em serviço; e ) salário-maternidade e auxílio-doença e f) mais de um auxílio-acidente.

Ressaltando que é, ainda, indevida a cumulação de seguro desemprego com qualquer benefício de prestação continuada.

Essa lei era, até então, a norma que regulamentava a cumulação de benefícios previdenciários, mas o fazia de modo mais genérico, apontando, na verdade, aqueles benefícios que não poderiam ser cumulados.

Com a Reforma da Previdência, a referida lei precisa ser analisada em conjunto com as novas regras, uma vez que a Emenda Constitucional n°103/2019 trouxe, em seu artigo 24, disposição expressa sobre as possibilidades de cumulação de benefícios previdenciários.

Quais benefícios previdenciários podem ser cumulados?

Como já mencionado acima, para indicar os benefícios previdenciários que admitem cumulação, é necessário uma análise da Lei n°8.213/1991 com as novas regras da previdência, assim, vejamos:

1) Aposentadoria e Pensão por Morte: A aposentadoria poderá ser cumulada com pensão por morte quando estiverem presentes os requisitos para a pensão. Essa regra já era prevista antes da reforma e é aplicável por não haver vedação legal a essa cumulação.

2) Salário Maternidade: Também era prevista antes da reforma e diz respeito à possibilidade da segurada manter mais de um vínculo empregatício e, por isso, receber o salário maternidade relativo à cada um desses vínculos.

3) Auxílio Doença e Auxílio Acidente: Já disciplinada anteriormente à Nova Previdência.

A cumulação desses benefícios apenas será devida se o fato gerador para o auxílio doença e auxílio acidente forem distintos. Ou seja, um mesmo fato não permite a cumulação desses benefícios.

4) Pensão especial para portadores da Síndrome da Talidomida e benefícios previstos no RGPS: A característica indenizatória dessa pensão especial permite a cumulação com os benefícios previstos no RGPS. A Nova Previdência não trouxe novidades sobre o tema.

5) Seguro Desemprego e Auxílio Reclusão: Mais uma possibilidade de cumulação que não foi alterada pela reforma e que possui previsão legal no Decreto n° 3.048/1999.

6) Pensão por Morte: Aqui há duas inovações decorrentes da Reforma da Previdência.

6.1. Pensão por morte de companheiro: A Lei n° 8.213/1991 vedava a cumulação de pensão por morte deixada por cônjuge ou companheiro, permitindo a escolha da mais vantajosa.

Agora, no entanto, essa cumulação é possível, desde que se cumpra os critérios exigidos para tanto, quais sejam: a) que o segurado falecido exercesse cargos acumuláveis na forma do artigo 37 da Constituição Federal ou que b) as pensões por morte decorressem de regimes previdenciários diversos ou pensão de atividades militares. 

6.2. Pensão por morte de companheiros e de filhos: Essa cumulação era possível. Contudo, com a reforma, o acúmulo de pensões por morte deixadas por cônjuge, filhos ou pais deixou de ser aplicada.

Diante das inovações trazidas pela reforma e da necessidade de aplicá-las em conjunto com a Lei n° 8.213/1991, o segurado que pretende cumular benefícios previdenciários precisa buscar o auxílio de um advogado especialista em direito previdenciário para orientá-lo sobre a possibilidade e legalidade da cumulação pretendida.

Tagged under: cumulação de benefícios, direito previdenciario, inss

What you can read next

Trabalhador Rural: Quais são os direitos no INSS?
Como Se Aposentar Pelo Teto do INSS: Passos e Dicas Essenciais
Aposentadoria errada? Saiba o que fazer

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ÚLTIMOS ARTIGOS

  • Mão colocando uma flor branca sobre um túmulo, simbolizando luto e pensão por morte no INSS.
    É possível pedir revisão da pensão por morte? Entenda quando e como solicitar
    A revisão da pensão por morte é um instrumento essencial
  • Advogado de terno analisando documentos e fazendo anotações em um escritório, representando a preparação de recurso no INSS.
    Como funciona o recurso no INSS
    Quando um benefício é negado, suspenso ou concedido de forma
  • Profissional aponta para um ícone de alerta digital enquanto segura um celular, representando atenção a riscos e falhas na recuperação de crédito empresarial.
    Erros que mais comprometem a recuperação de crédito empresarial
    A recuperação de crédito empresarial depende de planejamento, monitoramento e
  • Homem utilizando muletas após lesão, representando situações que podem gerar auxílio-doença ou auxílio-acidente no INSS.
    É possível acumular auxílio-doença e auxílio-acidente?
    A dúvida sobre a possibilidade de acumular auxílio-doença e auxílio-acidente
  • Profissional utiliza lupa com símbolo de alerta diante de um computador, representando a identificação de sinais de fraude à execução.
    Fraude à execução: sinais de alerta para empresas credoras
    A fraude à execução é uma das situações mais desafiadoras

CATEGORIAS

  • Contratos Administrativos
  • Direito Administrativo
  • Direito Familiar
  • Direito Trabalhista
  • Licitações
  • Previdenciário
  • Recuperação de Crédito

NUVEM DE TAGS

advogado advogado previdenciário aposentadoria aposentadoria especial aposentadoria híbrida aposentadoria por invalidez aposentadoria rural auxílio-acidente auxílio-doença bpc demissão direito previdenciario direitos previdenciários direito trabalhista empregado inadimplência insalubridade inss pensão por morte previdência previdência social recuperação de crédito reforma da previdência segurado tempo de contribuição

TOP
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}