Bogo Advocacia e Consultoria

  • PRINCIPAL
  • BOGO ADVOCACIA
  • ÁREAS DE ATUAÇÃO
    • DIREITO PREVIDENCIÁRIA
    • DIREITO TRABALHISTA
    • DIREITO CIVEL
    • DIREITO ADMINISTRATIVO
    • RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO
  • BLOG
  • CONTATO
Converse com um Especialista
Bogo Advocacia
terça-feira, 02 junho 2020 / Published in Previdenciário

Quem tem direito a Revisão da Vida Toda?

A chamada Revisão da Vida Toda que pode ser conhecida também como Revisão da Vida Inteira, é uma certa novidade no direito previdenciário e vem caindo no conhecimento popular. A questão é mais simples do que parece, nós esclarecemos a você!

É certo que as questões relacionadas ao direito previdenciário costumam gerar  dúvidas aos contribuintes, tendo em vista a quantidade de benefícios previdenciários oferecidos pelo INSS e os requisitos próprios de cada um.

Mas não apenas isso, como sabemos a reforma da previdência alterou uma série de coisas, confundindo ainda mais o segurado.

O que vem a ser a Revisão da Vida Toda?

Essa opção legislativa funciona como uma estratégia previdenciária, tendo em vista que não cabe a todos os segurados, se o contribuinte não se atentar, pode sair até perdendo. Em suma,  a revisão da vida toda é caracterizada como uma revisão completa de todos os salários de contribuição do trabalhador, e não apenas a média dos 80% maiores salários posteriores a julho de 1994, como normalmente se considera.

Essa revisão pode ser realizada por todos os trabalhadores?

É possível que você se pergunte sobre os benefícios de uma Revisão da Vida Toda e se todos os contribuintes podem utilizá-la.

A resposta é que tudo dependerá do caso concreto.

Isso porque a revisão é uma opção muito vantajosa para o trabalhador que  tinha um salário muito bom antes do ano de 1994, mas logo depois passou a contribuir com um valor menor para o INSS, independentemente do motivos, seja porque trocou de emprego ou parou de trabalhar, ou apenas porque passou a ganhar menos.

Então todos têm direito a Revisão da Vida Toda?

Em termos gerais sim, todos podem optar por realizar a revisão da vida toda, mas nem todos se beneficiarão dela.

Sendo assim, a revisão do benefício previdenciário é destinada a todo e qualquer segurado que tenha contribuições previdenciárias no período anterior a julho de 1994 e tenha o benefício concedido após 1999 (seja aposentadoria por tempo de contribuição, especial, por idade, por invalidez e até pensão por morte e auxílio doença).

Contudo, há algo que precisa ser destacado, é extremamente relevante que o segurado se atente às suas contribuições, posto que os segurados que podem ser favorecidos pela revisão são os que possuírem maiores contribuições antes de 1994, caso contrário, o segurado poderá ser prejudicado e passar a ganhar ainda menos.

A dica de ouro pra saber se a revisão será benéfica ou não é realizar uma análise detalhada da situação das contribuições do segurado, juntamente com um cálculo previdenciário que demonstre a vantagem ou não da revisão.

Feito isso, teremos duas possibilidades:

– o resultado desse trabalho indicará que o benefício será maior que o atualmente recebido pelo segurado, cabendo a ele – com auxílio de um profissional qualificado – o ajuizamento da ação judicial para revisão dos valores.

– o estudo apontar que as contribuições anteriores a 1994 não são tão significativas a ponto de melhorar o benefício atualmente recebido. Nesse cenário, é melhor não fazer nada.

Ademais, caso o segurado opte por ajuizar a referida ação judicial e seu benefício for recalculado para mais, ele terá direito a receber a diferença de valores de todos os anos que recebeu o benefício, podendo somar um valor significativo.

Porém, vale salientar que a revisão da vida toda ainda não encontra-se consolidada na nossa jurisprudência, ou seja, é algo ainda muito novo na nosso ordenamento jurídico, e por isso os tribunais têm poucos posicionamentos a respeito da questão.

Por fim, fica o alerta para sempre procurar profissionais capacitados na área de direito previdenciário para auxiliá-lo, visto que um erro de cálculo que leve ao ajuizamento de uma ação pode não ser benéfico.

Ainda possui dúvidas sobre o assunto? Converse com um de nossos colaboradores, será um prazer ajudá-lo(a).

Tagged under: direito, revisão da vida toda

What you can read next

Conheça todos os tipos de aposentadorias. Saiba qual é a ideal para você.
Diaristas têm direitos previdenciários garantidos pelo INSS?
Qual o teto da aposentadoria especial?

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ÚLTIMOS ARTIGOS

  • Meu benefício foi cortado após uma revisão do INSS. O que posso fazer?
    Receber a notícia de que o benefício foi cortado após
  • INSS recusou seu auxílio-doença? Veja como agir rapidamente
    Ter um pedido de auxílio-doença recusado pelo INSS é uma
  • Posso me aposentar com 15 anos de contribuição? Entenda as regras do INSS
    A dúvida é comum, principalmente entre pessoas que contribuíram por
  • Novas regras de aposentadoria para mulheres em 2025: entenda o que mudou
    A cada ano, as regras de aposentadoria para mulheres passam
  • Benefícios negados injustamente: quais os seus direitos e como recorrer?
    Receber a notícia de que um benefício foi negado pelo

CATEGORIAS

  • Contratos Administrativos
  • Direito Administrativo
  • Direito Familiar
  • Direito Trabalhista
  • Licitações
  • Previdenciário
  • Recuperação de Crédito

NUVEM DE TAGS

advogado advogado previdenciário aposentadoria aposentadoria especial aposentadoria por invalidez aposentadoria rural auxílio-doença benefício bpc crédito demissão direito previdenciario direitos previdenciários direito trabalhista empregado inadimplência insalubridade inss previdência previdência social recuperação de crédito reforma da previdência segurado tempo de contribuição terceirização cobrança

TOP
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}