O estágio atual de muitas incertezas e instabilidade, acende um alerta não apenas com relação a transmissão do coronavírus, mas também quanto a saúde mental de muitos brasileiros.
A crise sanitária é séria e não há previsão de retorno a normalidade, e isso pode desencadear muita ansiedade. Nesse cenário, com muitos serviços suspensos e o inevitável isolamento social, é necessário buscar ajuda médica para o correto diagnóstico e tratamento.
Na hipótese de ser confirmado o diagnóstico de depressão, incapacitando o trabalhador a desenvolver suas atividades, é possível requerer junto ao INSS um benefício por incapacidade.
Mas fique atento, se o parecer médico indicar que a incapacidade do trabalhador é temporária, o caminho certo é o pedido de auxílio doença. No entanto, se for constatada uma incapacidade permanente, aí o cenário muda e estamos falando de uma aposentadoria por invalidez.
Em ambos os casos o requerimento deve ser realizado a distância, pela internet. A análise do pedido e do atestado médico, neste momento, será realizado também remotamente, evitando aglomerações nas agências do INSS.
Nós, do Bogo Advocacia e Consultoria – Setor Previdenciário, seguiremos compartilhando informações importantes durante este período, alertando sobre possíveis mudanças, leis e impactos na economia relacionados ao COVID-19.
Está com alguma dúvida sobre o tema? Deixe seu comentário que será um prazer ajudá-lo(a).