Bogo Advocacia e Consultoria

  • PRINCIPAL
  • BOGO ADVOCACIA
  • ÁREAS DE ATUAÇÃO
    • DIREITO PREVIDENCIÁRIA
    • DIREITO TRABALHISTA
    • DIREITO CIVEL
    • DIREITO ADMINISTRATIVO
    • RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO
  • BLOG
  • CONTATO
Converse com um Especialista
Bogo Advocacia
quinta-feira, 19 dezembro 2019 / Published in Direito Trabalhista

Foi contratado para trabalho intermitente? Saiba seus direitos

O trabalho intermitente é um modelo de contrato no qual o trabalhador realiza as atividades apenas de maneira esporádica, isto é, não se trata de um trabalho contínuo. No entanto, há o acréscimo de momentos com intervalos sem a atividade. A vantagem para as empresas que contratam esse tipo de serviço, é que só pagam durante o período de atuação. No entanto, para o trabalhador que exerce a atividade, mesmo que não haja um regime de trabalho contínuo, também há direitos garantidos.

Algumas normas precisam ser seguidas caso a empresa queira contratar esse tipo de serviço, pois há uma rotina de trabalho que precisa ser cumprida e uma série de benefícios que também são garantidos ao trabalhador.

Atualmente, não há um limite mínimo de horas que precisam ser cumpridas pelo trabalhador. Essa determinação vai ficar a cargo da demanda ao trabalhador e da forma como também administra suas atividades. No entanto, há um limite máximo de 44 horas semanais de trabalho que deve ser respeitado.

Apesar de não existir uma rotina fixa de trabalho, o colaborador precisa ficar à disposição para, quando houver convocação, realizar o trabalho. O chamado ao trabalhador deve ser feito com pelo menos três dias de antecedência, para que o profissional possa se organizar previamente. Quando o trabalhador é convocado, ele logo assume seu posto em um tempo pré-determinado com o empregador em um contrato e cumpre os dias assim negociados.

Essa convocação pode acontecer por qualquer meio de contato entre o empregador e o trabalhador, seja ligação, mensagem de texto, email ou até troca de mensagens por aplicativo de conversa. Embora seja permitido que o colaborar recuse a convocação da empresa, não existe em lei um limite de recusas. No entanto, se a oferta é aceita e, por algum motivo, há o descumprimento, uma multa de 50% relacionada ao valor de 30 dias de trabalho deverá ser paga.

> Pagamento e benefícios

Todas essas informações precisam estar esclarecidas em um contrato, assinado por ambas as partes, inclusive sobre os valores cobrados. O valor da hora de trabalho deve ser a mesma que a empresa cobra para os demais trabalhadores e não pode ser menor que o valor da hora de trabalho de um salário mínimo. O valor deve permanecer o mesmo, independente da atividade.

O pagamento, normalmente, é feito ao fim de cada ciclo de trabalho. A remuneração é correspondente ao serviços prestados e, como dito anteriormente, estabelecida em contrato.

Além do valor da remuneração recebida no período trabalhado, o colaborador também tem direito a férias proporcionais; repouso remunerado, caso trabalhe em domingo ou feriados; 13º salário proporcional; adicional de hora extra.

Entre outros benefícios estão o direito do recebimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e o direito a férias após o período de 12 meses trabalhados. Durante esse tempo, o colaborador não poderá ser contratado pela mesma empresa por um prazo de trinta dias.

É importante ressaltar, ainda, que quando o colaborador não estiver prestando serviços para aquela empresa, ele não receberá nenhuma remuneração e, dessa forma, está livre para prestar serviços para outras empresas.????

O trabalho intermitente muitas vezes é confundido com o de freelancer, no entanto, este último não tem qualquer vínculo empregatício com o contratante do serviço. O freelancer é aquele trabalhador que presta serviços autônomos e que exerce a atividade de modo eventual e para serviços pontuais dentro da empresa. Não há subordinação e trabalha administrando o próprio tempo, sem depender de ordens de outras pessoas.

Antes de iniciar um trabalho intermitente, converse com um advogado para não restar dúvidas sobre o que deve ser garantido a você e quais as regras que devem estar estabelecidas em contrato. Como há muitos detalhes, é importante sempre estar atento ao que está escrito no contrato. Por isso, um advogado trabalhista é muito importante nesse momento, para que o contrato estabelecido tenha as garantias dos direitos de todo trabalhador intermitente.

Tagged under: contrato de trabalho, direitos trabalhistas, trabalho intermitente

What you can read next

Como fazer a rescisão de contrato de trabalho de forma adequada?
Empregado com AIDS ou CÂNCER pode ser demitido?
Saiba quais são os descontos nos salários que são irregulares

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ÚLTIMOS ARTIGOS

  • Meu benefício foi cortado após uma revisão do INSS. O que posso fazer?
    Receber a notícia de que o benefício foi cortado após
  • INSS recusou seu auxílio-doença? Veja como agir rapidamente
    Ter um pedido de auxílio-doença recusado pelo INSS é uma
  • Posso me aposentar com 15 anos de contribuição? Entenda as regras do INSS
    A dúvida é comum, principalmente entre pessoas que contribuíram por
  • Novas regras de aposentadoria para mulheres em 2025: entenda o que mudou
    A cada ano, as regras de aposentadoria para mulheres passam
  • Benefícios negados injustamente: quais os seus direitos e como recorrer?
    Receber a notícia de que um benefício foi negado pelo

CATEGORIAS

  • Contratos Administrativos
  • Direito Administrativo
  • Direito Familiar
  • Direito Trabalhista
  • Licitações
  • Previdenciário
  • Recuperação de Crédito

NUVEM DE TAGS

advogado advogado previdenciário aposentadoria aposentadoria especial aposentadoria por invalidez aposentadoria rural auxílio-doença benefício bpc crédito demissão direito previdenciario direitos previdenciários direito trabalhista empregado inadimplência insalubridade inss previdência previdência social recuperação de crédito reforma da previdência segurado tempo de contribuição terceirização cobrança

TOP
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}