Bogo Advocacia e Consultoria

  • PRINCIPAL
  • BOGO ADVOCACIA
  • ÁREAS DE ATUAÇÃO
    • DIREITO PREVIDENCIÁRIA
    • DIREITO TRABALHISTA
    • DIREITO CIVEL
    • DIREITO ADMINISTRATIVO
    • RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO
  • BLOG
  • CONTATO
Converse com um Especialista
Bogo Advocacia
quinta-feira, 16 janeiro 2020 / Published in Direito Trabalhista

Assédio Moral no ambiente de trabalho. Quais são as consequências?

            Esse é um assunto muito delicado e pouco falado. Talvez você, trabalhador, nunca tenha ouvido essa expressão no âmbito do trabalho, ou pense até mesmo que isso não existe.

Porém, é um assunto muito atual e recorrente, e muitas vezes você mesmo sem saber já pode ter passado por uma situação dessas em ambiente de trabalho e tenha achado normal ou aguentou calado pelo medo e necessidade de ter aquele emprego para garantir seu subsídio.

            Alguns empregadores também abusam desse poder de chefia, onde acreditam que por estarem efetuando o pagamento ao seu empregado, este deverá dispor de tudo para realizar a atividade laborativa, um completo absurdo, pois o contrato de trabalho é uma “via de mão dupla”. Assim como o empregado precisa de seu subsídio, o empregador precisa da mão de obra do empregado.

            Infelizmente ainda verificamos a presença dessa visão errônea, de que o empregado deve ser subordinado do empregador, e portanto, obedecer todas as suas ordens, sem exceção, inclusive mediante assédio moral.

            Porém, mesmo que o empregador possa impor regras para o empregado, ele possui uma limitação de seu poder, e este, sendo extrapolado, poderá gerar consequências jurídicas ao mesmo.

            Como reconhecer o assédio moral no ambiente de trabalho?

            Ele em primeira impressão será notado pela humilhação e constrangimento com que os empregados são tratados e expostos. Essas atitudes ocorrem de forma contínua e repetitivas.

            As humilhações e constrangimentos, poderão ser contra um determinado empregado ou até mesmo a um grupo de empregados, e os autores poderão ser um chefe ou um grupo de chefes, e até mesmo, o próprio colega de trabalho.

            Tal atitude causa no empregado inúmeras consequências como um abalo psicológico gigantesco, e muitas vezes pelo medo ou pressionados, acabam por pedir a demissão e desistir do emprego ou, até mesmo, de sua carreira profissional, o que se identifica como frustração.

            Dessa forma a CLT prevê que através de processo judicial comprovando tais atitudes, o empregador deverá ao empregado uma indenização razoável para ampará-lo e também como forma repressiva para que o empregador não cometa essa atrocidade com outros empregados, isso como uma maneira de amparar esse empregado que sofreu tais humilhações no ambiente de trabalho.

            Essa indenização também é devida pelo empregador até mesmo quando o assediador for o próprio colega de trabalho e restar comprovado que o empregador não tomou qualquer providência para impedir a situação humilhante e garantir um ambiente de trabalho sadio.

Portanto, não tenha medo ou vergonha de expor essa situação e pedir ajuda à especialistas, de modo que nesses casos a atuação e auxílio de um advogado trabalhista irá facilitar e permitir que a preservação de seus direitos.

Tagged under: assédio moral

What you can read next

Cálculo de rescisão trabalhista: cuidados para não perder dinheiro
O banco de horas é permitido? Como ele funciona?
Como fazer a rescisão de contrato de trabalho de forma adequada?

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ÚLTIMOS ARTIGOS

  • Meu benefício foi cortado após uma revisão do INSS. O que posso fazer?
    Receber a notícia de que o benefício foi cortado após
  • INSS recusou seu auxílio-doença? Veja como agir rapidamente
    Ter um pedido de auxílio-doença recusado pelo INSS é uma
  • Posso me aposentar com 15 anos de contribuição? Entenda as regras do INSS
    A dúvida é comum, principalmente entre pessoas que contribuíram por
  • Novas regras de aposentadoria para mulheres em 2025: entenda o que mudou
    A cada ano, as regras de aposentadoria para mulheres passam
  • Benefícios negados injustamente: quais os seus direitos e como recorrer?
    Receber a notícia de que um benefício foi negado pelo

CATEGORIAS

  • Contratos Administrativos
  • Direito Administrativo
  • Direito Familiar
  • Direito Trabalhista
  • Licitações
  • Previdenciário
  • Recuperação de Crédito

NUVEM DE TAGS

advogado advogado previdenciário aposentadoria aposentadoria especial aposentadoria por invalidez aposentadoria rural auxílio-doença benefício bpc crédito demissão direito previdenciario direitos previdenciários direito trabalhista empregado inadimplência insalubridade inss previdência previdência social recuperação de crédito reforma da previdência segurado tempo de contribuição terceirização cobrança

TOP
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}