Bogo Advocacia e Consultoria

  • PRINCIPAL
  • BOGO ADVOCACIA
  • ÁREAS DE ATUAÇÃO
    • DIREITO PREVIDENCIÁRIA
    • DIREITO TRABALHISTA
    • DIREITO CIVEL
    • DIREITO ADMINISTRATIVO
    • RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO
  • BLOG
  • CONTATO
Converse com um Especialista
Bogo Advocacia
terça-feira, 06 outubro 2020 / Published in Direito Familiar

Como vender um bem de um familiar curatelado/incapaz?

A incapacidade de uma pessoa pode se dar por uma série de motivos, mas independente da razão, é preciso resguardar sua integridade física e interesses. É para isso que foi criado o instituto da curatela.

O que é e como funciona a curatela?

Antes de mais nada é preciso esclarecer que nem todas as pessoas possuem a mesma capacidade de discernimento ou são capazes de tomar sua decisões sozinhas.

É nesse cenário que entra em cena a chamada curatela, que nada mais é que uma ferramenta judicial utilizada para dar amparo à aquela pessoa que não possui condições de dispor sozinha dos atos da vida civil.

Sendo assim, será nomeado o chamado curador, que será a pessoa responsável por administrar os bens dessa pessoa incapaz, chamado de curatelado, e ajudá-lo a tomar decisões.

A curatela só é possível de ser estabelecida nos casos em que restar comprovado que a pessoa não pode tomar decisões por si só, que não possui discernimento para tanto.

Como vender um bem de um familiar curatelado/incapaz?

Como o curador será responsável pela administração dos bens de propriedade do curatelado, surge a questão se é possível vender esses bens que estão sob sua responsabilidade e como fazê-lo.

É preciso esclarecer que o curador não age em nome próprio, então deve se atentar as vontades e anseios do seu curatelado, na medida do possível. Como os bens estão sob sua responsabilidade, deve fazer de tudo para preservá-los.

No entanto, se foi constatada a necessidade de venda de um bem do curatelado, é preciso agir para que isso aconteça. A venda não funciona como a de um bem próprio, exigindo um procedimento distinto.

A primeira etapa consiste em entrar em contato com um advogado especializado de confiança, tendo em vista que será necessário ingressar com uma ação, pois é preciso autorização judicial para venda.

A ação na verdade trata-se de um alvará judicial para venda de imóvel. Nesse processo, o curador deve narrar a situação fática e explicar os motivos que o levaram a crer que a venda do bem do curatelado é a melhor solução para o caso concreto.

Para que a autorização judicial seja dada, é preciso que a razão da venda do imóvel esteja fundamentada em três pilares, a real necessidade, a inequívoca vantagem e o bem passe por uma avaliação judicial.

A real necessidade consiste em situações em que o imóvel deve ser vendido para suprir uma necessidade muito importante do curatelado, como o custeio de um tratamento médico, a necessidade e desejo de uma formação acadêmica ou até mesmo para garantir sua subsistência digna.

Além do mais, é necessário cumprir o requisito da inequívoca vantagem, que nada mais é que uma garantia de que aquela venda será vantajosa para o curatelado. É nesse cenário que encontramos ligação com o último requisito necessário, a avaliação judicial.

Até porque para analisar se determinado negócio será vantajoso ou não, é preciso que seja realizada a correta avaliação, bem como analisados os preços praticados no mercado. Essas exigências são necessárias para resguardar os interesses do curatelado e evitar que este sofra qualquer prejuízo, tendo em vista que encontra-se num estado de fragilidade.

Tagged under: curatelado, familiar, incapaz, venda de um bem

What you can read next

Meu ex-marido escondeu bens no Divórcio. O que fazer?
Quando os avós devem pagar a pensão alimentícia?
Com quem ficam os filhos no divórcio?

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ÚLTIMOS ARTIGOS

  • Meu benefício foi cortado após uma revisão do INSS. O que posso fazer?
    Receber a notícia de que o benefício foi cortado após
  • INSS recusou seu auxílio-doença? Veja como agir rapidamente
    Ter um pedido de auxílio-doença recusado pelo INSS é uma
  • Posso me aposentar com 15 anos de contribuição? Entenda as regras do INSS
    A dúvida é comum, principalmente entre pessoas que contribuíram por
  • Novas regras de aposentadoria para mulheres em 2025: entenda o que mudou
    A cada ano, as regras de aposentadoria para mulheres passam
  • Benefícios negados injustamente: quais os seus direitos e como recorrer?
    Receber a notícia de que um benefício foi negado pelo

CATEGORIAS

  • Contratos Administrativos
  • Direito Administrativo
  • Direito Familiar
  • Direito Trabalhista
  • Licitações
  • Previdenciário
  • Recuperação de Crédito

NUVEM DE TAGS

advogado advogado previdenciário aposentadoria aposentadoria especial aposentadoria por invalidez aposentadoria rural auxílio-doença benefício bpc crédito demissão direito previdenciario direitos previdenciários direito trabalhista empregado inadimplência insalubridade inss previdência previdência social recuperação de crédito reforma da previdência segurado tempo de contribuição terceirização cobrança

TOP
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}