Bogo Advocacia e Consultoria

  • PRINCIPAL
  • BOGO ADVOCACIA
  • ÁREAS DE ATUAÇÃO
    • DIREITO PREVIDENCIÁRIA
    • DIREITO TRABALHISTA
    • DIREITO CIVEL
    • DIREITO ADMINISTRATIVO
    • RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO
  • BLOG
  • CONTATO
Converse com um Especialista
Bogo Advocacia
segunda-feira, 17 agosto 2020 / Published in Direito Trabalhista

Empregado reabilitado na função ou PcD, pode ser demitido?

É preciso considerar que o mercado de trabalho hoje é composto por uma infinidade de atividades, cada qual com suas peculiaridades e requisitos específicos. Considerando esse cenário amplo, é de imaginar que terá espaço para todas as pessoas, cada qual também com sua peculiaridades e limitações.

 No entanto, considerando a necessidade de inclusão, nem sempre cumprida por grandes empresas, a legislação tratou de criar algumas cotas para garantir que todos os profissionais tenham igualdade de chances na procura de um trabalho.

O que significa um empregado reabilitado na função?

Não raras vezes os trabalhadores são obrigados a se ausentar de suas funções laborais por conta de alguma doença ou acidente de trabalho. Com a devida assistência do INSS, esses empregados são dispensados de suas funções até a completa reabilitação para voltar ao seus trabalhos.

Contudo, nem sempre a recuperação é total, sendo que a doença ou acidente pode gerar algum tipo de incapacidade que impeça que o trabalhador retorne para sua função de origem.

Nesse cenário, visando a reinclusão desse profissional no mercado de trabalho, a empresa faz uma realocação do trabalhador, considerando sua nova condição física/mental para o trabalho.

Além do profissional ser reabilitado na função, o INSS deixa de contribuir com eventual benefício previdenciário, mantendo o empregado ativo no mercado.

Como funciona a cota para PcD?

Tendo em vista a necessidade de inclusão de todos os profissionais, cada qual com suas limitações, a legislação tratou de criar uma cota para trabalhadores portadores de alguma deficiência.

Com isso, as empresas com mais de 100 funcionários tem a obrigação legal de destinar parte de suas vagas para pessoas portadoras de alguma deficiência. O número de funcionários PcDs irá depender do quadro geral da empresa, variando de 2% a 5% do total de funcionários.

Empregado reabilitado na função ou PcD pode ser demitido?

A questão da demissão de um funcionário reabilitado na função ou PcD é bem controversa, mas não há na lei uma garantia à estabilidade de emprego. Com isso, tem-se que o empregado reabilitado ou PcD poderá ser demitido de sua função.

No entanto, é preciso levar algumas coisas em consideração.

A primeira delas é analisar se esse empregado não possui outro tipo de estabilidade provisória, o que irá impedir sua demissão, ou ocasionar uma necessário reintegração ao emprego.

A segunda questão diz respeito a necessidade das empresas se atentarem às cotas para PcDs, obrigatória para empresas com mais de 100 funcionários.

Com isso, caso a empresa venha a demitir um profissional reabilitado na função ou um PcD, deverá preencher a vaga com outro funcionário PcD ou reabilitado.

No entanto, é preciso considerar que caso a empresa ainda não tenha atingido o percentual necessário da cota para PcD, ficará impossibilitada de realizar a demissão até a regularização da situação, a não ser que a demissão seja por justa causa.

Por fim, é preciso destacar que caso a empresa realiza a dispensa do funcionário e não coloque outra pessoa com iguais características no seu cargo, a dispensa poderá ser considerada NULA, e nesses casos a empresa será condenada a reintegrar esse profissional, ou pagar a indenização devida.

Por fim, é sempre indicado buscar o auxílio de um profissional capacitado, o qual irá melhor orientá-lo(a) de acordo com o caso concreto.

Tagged under: demissão, empregado, pcd, reabilitado

What you can read next

Tenho direito à estabilidade por doença ocupacional?
Funcionário público pode ser demitido por justa causa?
Cálculo de rescisão trabalhista: cuidados para não perder dinheiro

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ÚLTIMOS ARTIGOS

  • Meu benefício foi cortado após uma revisão do INSS. O que posso fazer?
    Receber a notícia de que o benefício foi cortado após
  • INSS recusou seu auxílio-doença? Veja como agir rapidamente
    Ter um pedido de auxílio-doença recusado pelo INSS é uma
  • Posso me aposentar com 15 anos de contribuição? Entenda as regras do INSS
    A dúvida é comum, principalmente entre pessoas que contribuíram por
  • Novas regras de aposentadoria para mulheres em 2025: entenda o que mudou
    A cada ano, as regras de aposentadoria para mulheres passam
  • Benefícios negados injustamente: quais os seus direitos e como recorrer?
    Receber a notícia de que um benefício foi negado pelo

CATEGORIAS

  • Contratos Administrativos
  • Direito Administrativo
  • Direito Familiar
  • Direito Trabalhista
  • Licitações
  • Previdenciário
  • Recuperação de Crédito

NUVEM DE TAGS

advogado advogado previdenciário aposentadoria aposentadoria especial aposentadoria por invalidez aposentadoria rural auxílio-doença benefício bpc crédito demissão direito previdenciario direitos previdenciários direito trabalhista empregado inadimplência insalubridade inss previdência previdência social recuperação de crédito reforma da previdência segurado tempo de contribuição terceirização cobrança

TOP
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}