Bogo Advocacia e Consultoria

  • PRINCIPAL
  • BOGO ADVOCACIA
  • ÁREAS DE ATUAÇÃO
    • DIREITO PREVIDENCIÁRIA
    • DIREITO TRABALHISTA
    • DIREITO CIVEL
    • DIREITO ADMINISTRATIVO
    • RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO
  • BLOG
  • CONTATO
Converse com um Especialista
Bogo Advocacia
terça-feira, 28 julho 2020 / Published in Direito Trabalhista

Gestante pode ter o contrato de trabalho suspenso ou a jornada de trabalho reduzida?

Não há dúvidas que o atual estado de pandemia alterou drasticamente a nossa realidade, não apenas os hábitos de higiene, o contato físico com as pessoas e hábitos de consumo, mas também as relações trabalhistas e todas as demais que nela se inserem.

Frente a esse cenário, em meados de março o presidente da república editou a Medida Provisória 927 e posteriormente a Medida Provisória 936, que virou lei em julho de 2020, ambas disciplinando a respeito das relações de trabalho durante a pandemia.

Dentre as possibilidades trazidas pelas medidas provisórias em questão está a suspensão temporária do contrato de trabalho, bem como a redução da jornada e do salários dos trabalhadores. Nesse cenário, surge a dúvida a respeito do contrato de trabalho da gestante, seria possível a implementação dessas novidades no contrato de trabalho das futuras mães?

Suspensão do contrato e redução da jornada de trabalho podem ser aplicados às gestantes?

Importante destacar que estamos tratando de medidas excepcionais, em tempos também excepcionais em que é possível notar uma flexibilização de uma série de direitos e de regras dos mais variados gêneros.

As medidas provisórias já citadas tem por objetivo trazer novas medidas trabalhistas para enfrentamento do estado de calamidade pública e da emergência de saúde pública, tendo em vista que estamos perto de completar 5 meses de isolamento social e a situação ainda está crítica.

Nesse cenário, tendo em vista a excepcionalidade desse momento, é possível sim que a gestante tenha o contrato de trabalho suspenso temporariamente, bem como a jornada e o salários reduzidos, também temporariamente.

É preciso lembrar que as gestantes contam com algumas particularidades por conta do seu estado de gestação, como a estabilidade do emprego, que garante a manutenção da relação de emprego desde a descoberta da gravidez até 5 meses após o parto.

Não apenas isso, as trabalhadoras gestantes podem contar ainda com a licença maternidade pelo período de 120 dias e o salário maternidade pelo mesmo tempo.     

Ainda, considerando a necessidade de contribuição previdenciária quando do requerimento do salário maternidade, é preciso que o empregador se atente ao tempo de gestação da empregada e das possíveis consequências da suspensão temporária do contrato.

Na hipótese de a gestante estar com o contrato suspenso quando no momento de dar à luz, poderá ter problemas para requerer o benefício previdenciário, tendo em vista que o salário maternidade é concedido apenas para as seguradas que comprovarem alguns requisitos importantes, dentre eles comprovar a qualidade de segurada.

Ademais, é sabido que a salário maternidade da segurada empregada deve ser solicitado direto ao empregador. Com o contrato suspenso, a gestante fica numa situação de muita confusão e instabilidade.

Com isso em mente, é preciso que o empregador se atente a possível data de parto, prevendo também a possibilidade de um parto prematuro, antes de tomar a decisão de suspender o contrato da empregada gestante.

Tagged under: contrato de trabalho, jornada de trabalho

What you can read next

Foi demitida e depois descobriu que estava grávida? Saiba o que fazer.
Cálculo de rescisão trabalhista: cuidados para não perder dinheiro
Contrato de trabalho: o que não pode faltar para garantir segurança ao empregado e ao empregador

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ÚLTIMOS ARTIGOS

  • Meu benefício foi cortado após uma revisão do INSS. O que posso fazer?
    Receber a notícia de que o benefício foi cortado após
  • INSS recusou seu auxílio-doença? Veja como agir rapidamente
    Ter um pedido de auxílio-doença recusado pelo INSS é uma
  • Posso me aposentar com 15 anos de contribuição? Entenda as regras do INSS
    A dúvida é comum, principalmente entre pessoas que contribuíram por
  • Novas regras de aposentadoria para mulheres em 2025: entenda o que mudou
    A cada ano, as regras de aposentadoria para mulheres passam
  • Benefícios negados injustamente: quais os seus direitos e como recorrer?
    Receber a notícia de que um benefício foi negado pelo

CATEGORIAS

  • Contratos Administrativos
  • Direito Administrativo
  • Direito Familiar
  • Direito Trabalhista
  • Licitações
  • Previdenciário
  • Recuperação de Crédito

NUVEM DE TAGS

advogado advogado previdenciário aposentadoria aposentadoria especial aposentadoria por invalidez aposentadoria rural auxílio-doença benefício bpc crédito demissão direito previdenciario direitos previdenciários direito trabalhista empregado inadimplência insalubridade inss previdência previdência social recuperação de crédito reforma da previdência segurado tempo de contribuição terceirização cobrança

TOP
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}