Após a confirmação dos primeiros casos de coronavírus no Brasil, uma série de medidas foram tomadas. Conforme recomendação da OMS de adoção do isolamento social e evitar aglomerações, o INSS optou por fechar todas as agências do país para atendimento ao público, evitando assim a transmissão do vírus.
Nesse cenário, levando em consideração a necessidade de manter os serviços oferecidos pelo órgão, todos os pedidos de aposentadoria e demais auxílios foram transferidos para análise remota.
Sendo assim, novos pedidos (e o andamento de pedidos antigos) devem ser realizados exclusivamente pela internet, através do portal Meu INSS ou aplicativo. Perícias médicas e provas de vida presencial também foram canceladas e transferidas para o meio eletrônico.
Deparados com esse cenário atípico, muitos segurados estão com dúvidas sobre como agir. No caso de estar encontrando dificuldades para realizar o pedido, a dica é buscar ajuda de um profissional capacitado, com experiência em pedidos junto aos INSS e conhecimento da área previdenciária.
Com isso, após análise atenta da situação e dos documentos a serem juntados, o segurado terá mais segurança quando da realização do pedido.
Nós, do escritório Bogo Advocacia e Consultoria, seguiremos compartilhando informações importantes durante este período, alertando sobre possíveis mudanças, leis e impactos na economia relacionados ao COVID-19.
Está com alguma dúvida sobre o tema? Deixe seu comentário, será um prazer ajudá-lo(a).