Se você faz parte do grupo que está perto de se aposentar, mas não sabe por onde começar com toda a papelada e burocracias, aqui vão algumas dicas para ajudar no processo, para que tudo saia conforme o previsto e para que o pedido da aposentadoria seja aprovado pelo INSS. Muitas vezes o trabalhador tem condições melhores de aposentadoria e ainda não sabe, por isso, tenha sempre calma antes de fazer o pedido.
- Procure um advogado que deixe você confortável
É indispensável ser acompanhada por um profissional confiável e que te deixa à vontade para tomar a decisão correta. O profissional da advocacia previdenciária vai ajudar o trabalhador a escolher o rumo que precisa dar para o futuro, portanto, é importante escolher alguém de confiança ou de um trabalho muito bem construído. Dessa forma, além de confortável e à vontade, o trabalhador também se sentirá seguro.
- Separe toda a documentação
Esteja atento às documentações necessárias, afinal, isso será imprescindível para que não haja falhas no processo da aposentadoria. O advogado previdenciário pode ajudar o trabalhador nessa questão, indicando quais os documentos necessários e quais ainda podem ser descartados. Fique atento!
- Tire todas as dúvidas sobre a aposentadoria e os devidos prazos
Se você ainda tem alguma dúvida sobre a aposentadoria, o momento de tirá-las é esse, conversando com um advogado. Agora, com uma nova regra, é ainda mais importante saber como fica a sua situação em particular, afinal a idade mínima subiu para 62 anos, no caso das mulheres, e permaneceu em 65 para os homens. Também é importante estar atento aos prazos que são dados pelo INSS e para as ações que precisam ser realizadas adiante. Não deixe que sobrem dúvidas sobre sua aposentadoria.
- Analise as opções
Se você está perto de se aposentar, mas já se encaixa na Reforma da Previdência, observe com muita calma as regras de transição para saber se há alguma opção que favorece mais a sua situação. O advogado poderá detalhar cada uma delas e fazer uma indicação. No entanto, a escolha é sua. Pense com calma e analise tudo minuciosamente.
- Trabalhou em ambiente insalubre?
Essa pergunta é muito importante, porque pode reduzir o seu tempo de contribuição e fazer com que a sua aposentadoria seja liberada mais cedo. A aposentadoria especial é uma modalidade do benefício da aposentadoria de direito do trabalhador que trabalhou em um ambiente insalubre com risco à saúde. Nesses casos, há uma redução no tempo de contribuição, que exige, na modalidade especial, uma contribuição de 15 a 25 anos, a depender do nível de exposição ao agente nocivo.
- Fique atento aos cálculos
Esteja sempre ligado nos cálculos que precisam ser feitos para saber o valor exato da sua aposentadoria. O mais indicado, novamente, é fazer isso com um advogado previdenciário, para que você não perca dinheiro e para que todo o seu tempo de trabalho faça constar na sua aposentadoria.