Bogo Advocacia e Consultoria

  • PRINCIPAL
  • BOGO ADVOCACIA
  • ÁREAS DE ATUAÇÃO
    • DIREITO PREVIDENCIÁRIA
    • DIREITO TRABALHISTA
    • DIREITO CIVEL
    • DIREITO ADMINISTRATIVO
    • RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO
  • BLOG
  • CONTATO
Converse com um Especialista
Bogo Advocacia
terça-feira, 09 junho 2020 / Published in Recuperação de Crédito

Saiba como renegociar sua dívida

O consumidor inadimplente e interessado em limpar seu nome e quitar a sua dívida com a empresa credora pode procurá-la para realizar uma renegociação quanto a forma de pagamento do seu débito.

Assim, essa renegociação pode ser realizada da seguinte forma:

1. Leitura do contrato.

O primeiro passo é a leitura detalhada do contrato formalizado com o credor, pois é apropriado que se tenha o devido conhecimento das cláusulas contratuais que se pretende discutir, especialmente daquelas relacionadas à cobrança de juros, ao valor inicial e final da dívida e a correção monetária dos valores contratuais.

2. Análise orçamentária pessoal.

Depois dessa leitura, é importante que o consumidor, realize uma análise minuciosa do seu orçamento, a fim de verificar o tamanho da dívida e a sua possibilidade de pagamento mensal. O valor renegociado deve caber no seu bolso e não causar prejuízos ao seu sustento ou motivar uma nova situação de inadimplência. 

3. Entrar em contato com a empresa credora.

O consumidor, então, deve entrar em contato com o setor responsável por negociação de dívidas da empresa e realizar a sua proposta de pagamento, com a devida indicação de parcelas e prazos.

Se houver dificuldades para encontrar a sua dívida – pois algumas empresas contratam assessorias de cobrança especializadas na recuperação de crédito – é possível realizar uma consulta nos órgãos de proteção ao crédito para apurar o endereço e o telefone da empresa responsável pela dívida.

4. Negociar a dívida.

Em contato com a empresa, credora ou recuperadora de crédito, o consumidor poderá sugerir valores diferenciados para a cobrança de juros e mora e, também, a estipulação de prazos mais flexíveis à quitação total da dívida. Se a pretensão for o pagamento à vista, poderá, inclusive, solicitar um valor de desconto.

Na hipótese da empresa credora não concordar em renegociar a dívida ou fazer uma contraproposta claramente abusiva, com taxas elevadas e juros exorbitantes, o consumidor poderá procurar o poder judiciário para rever as condições contratuais.

Diante disso, buscar o auxílio de um advogado especializado em recuperação de crédito é recomendado ao consumidor que pretende renegociar uma dívida, tanto de forma extrajudicial quanto judicialmente, pois o profissional poderá oferecer maior segurança na negociação.

Tagged under: carteira de cobranças, crédito, dívidas, empresas, inadimplência, recuperação de crédito, terceirização cobrança

What you can read next

Como evitar um calote
Como realizar uma cobrança
Reclamação Pré Processual: ágil e eficaz para Solução de Conflitos na atualidade

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ÚLTIMOS ARTIGOS

  • Meu benefício foi cortado após uma revisão do INSS. O que posso fazer?
    Receber a notícia de que o benefício foi cortado após
  • INSS recusou seu auxílio-doença? Veja como agir rapidamente
    Ter um pedido de auxílio-doença recusado pelo INSS é uma
  • Posso me aposentar com 15 anos de contribuição? Entenda as regras do INSS
    A dúvida é comum, principalmente entre pessoas que contribuíram por
  • Novas regras de aposentadoria para mulheres em 2025: entenda o que mudou
    A cada ano, as regras de aposentadoria para mulheres passam
  • Benefícios negados injustamente: quais os seus direitos e como recorrer?
    Receber a notícia de que um benefício foi negado pelo

CATEGORIAS

  • Contratos Administrativos
  • Direito Administrativo
  • Direito Familiar
  • Direito Trabalhista
  • Licitações
  • Previdenciário
  • Recuperação de Crédito

NUVEM DE TAGS

advogado advogado previdenciário aposentadoria aposentadoria especial aposentadoria por invalidez aposentadoria rural auxílio-doença benefício bpc crédito demissão direito previdenciario direitos previdenciários direito trabalhista empregado inadimplência insalubridade inss previdência previdência social recuperação de crédito reforma da previdência segurado tempo de contribuição terceirização cobrança

TOP
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}