Bogo Advocacia e Consultoria

  • PRINCIPAL
  • BOGO ADVOCACIA
  • ÁREAS DE ATUAÇÃO
    • DIREITO PREVIDENCIÁRIA
    • DIREITO TRABALHISTA
    • DIREITO CIVEL
    • DIREITO ADMINISTRATIVO
    • RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO
  • BLOG
  • CONTATO
Converse com um Especialista
Bogo Advocacia
sexta-feira, 06 março 2020 / Published in Recuperação de Crédito

Melhores formas de cobrar um inadimplente

Cansado de não receber pelo produto vendido ou pelo serviço prestado?

De fato, a inadimplência de um cliente cansa a atividade empresarial, obrigando o vendedor ou prestador de serviço a dedicar tempo em correr atrás do dinheiro que deveria ter entrado, desviando o foco do seu trabalho principal de impulsionar seu negócio.  

Receber o dinheiro devido nem sempre é fácil, envolve uma boa estratégia de cobrança, um programa de gestão do negócio que identifique a inadimplência e, muitas vezes, um pessoal capacitado e voltado apenas para essa atividade.  Mas tenha em mente que receber pelo produto vendido ou serviço prestado é um direito seu, não abra mão disso.

Dessa forma, estar preparado para situações como essa já te coloca um passo à frente da resolução do problema, e agindo de forma rápida e efetiva acaba por não comprometer sua atividade e o bom andamento do negócio.

Para ajudá-lo(a), trouxemos algumas dicas práticas de como cobrar seu cliente inadimplente de forma efetiva:

– Educação e cordialidade, SEMPRE – ainda que o devedor esteja em débito, busque sempre uma abordagem amigável e educada, nunca perca a razão e lembre-se da premissa: um erro não justifica o outro.  Situações de inadimplência são mais comuns do que podemos imaginar, sendo provável que se repitam muitas vezes durante sua atividade empresarial, então o melhor a ser feito é aprender a lidar com a situação, mas sempre tratando com a seriedade devida. Procure evitar desgastes desnecessários e tenha em mente que caso a situação financeira do seu cliente venha a melhorar, ele poderá voltar a consumir seu produto ou serviço;

– Se tiver um contrato, reforce as cláusulas que tratam da inadimplência – dependendo do seu negócio, é possível que a venda tenha se efetivada com a assinatura de um contrato. Partindo desse ponto, busque deixar claro para o cliente inadimplente o que foi pactuado entre vocês quando da assinatura desse contrato e das consequências da sua inadimplência. Tenha cláusulas claras e objetivas quanto a isso, facilitando o entendimento do cliente e a comunicação entre vocês.  

– Esteja aberto a negociações – a posição de inadimplente não é confortável a ninguém, então tenha em mente que o devedor tentará resolver a situação o mais rápido possível. Ademais, boa parte de quem deve não tem mesmo condições financeiras para quitar as dívidas contraídas, considere isso. Nesse cenário, esteja aberto(a) a negociações, ouça o que o inadimplente tem a falar e os motivos que o levaram a não pagar suas dívidas, assim poderão achar uma solução efetiva para o problema;

– Facilite o pagamento da dívida – ofereça ao devedor facilidades para a efetivação do pagamento da dívida, lembre-se que o objetivo principal é receber o valor devido, ainda que isso demore um pouco mais do que o esperado. Assim, opções como reparcelamento da dívida, pagamento no cartão de crédito, envio de boletos por e-mail, lembretes de datas de vencimento, são todos válidos, use sua criatividade.

– Se possível, capacite seu pessoal para realizar a cobrança – antes de mais nada, lembre-se que o Código de Defesa do Consumidor traz algumas regras claras quanto a cobrança de um inadimplente, sendo vedada cobranças vexatórias e ameaças. Assim, resta evidente a necessidade de ter alguém em sua equipe que conheça as limitações da cobrança e aja de forma responsável e efetiva. Além do mais, capacitar pessoal para agir em situações como essa faz com que as cobranças sejam agilizadas e mais assertivas. Se for impossível para o seu negócio a capacitação de pessoal ou a adoção de um setor apenas para isso, avalie a possibilidade de terceirizar o serviço de cobrança, também é uma saída viável ao problema.

Não se esqueça que manter o bom relacionamento com o cliente é essencial, pois assim que sua situação financeira melhorar, poderá voltar a fazer negócio.

Tagged under: cobrança, efetiva, inadimplente

What you can read next

Reclamação Pré Processual: ágil e eficaz para Solução de Conflitos na atualidade
Como realizar uma cobrança
Qual é a diferença entre recuperação de crédito e recuperação judicial?

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ÚLTIMOS ARTIGOS

  • Meu benefício foi cortado após uma revisão do INSS. O que posso fazer?
    Receber a notícia de que o benefício foi cortado após
  • INSS recusou seu auxílio-doença? Veja como agir rapidamente
    Ter um pedido de auxílio-doença recusado pelo INSS é uma
  • Posso me aposentar com 15 anos de contribuição? Entenda as regras do INSS
    A dúvida é comum, principalmente entre pessoas que contribuíram por
  • Novas regras de aposentadoria para mulheres em 2025: entenda o que mudou
    A cada ano, as regras de aposentadoria para mulheres passam
  • Benefícios negados injustamente: quais os seus direitos e como recorrer?
    Receber a notícia de que um benefício foi negado pelo

CATEGORIAS

  • Contratos Administrativos
  • Direito Administrativo
  • Direito Familiar
  • Direito Trabalhista
  • Licitações
  • Previdenciário
  • Recuperação de Crédito

NUVEM DE TAGS

advogado advogado previdenciário aposentadoria aposentadoria especial aposentadoria por invalidez aposentadoria rural auxílio-doença benefício bpc crédito demissão direito previdenciario direitos previdenciários direito trabalhista empregado inadimplência insalubridade inss previdência previdência social recuperação de crédito reforma da previdência segurado tempo de contribuição terceirização cobrança

TOP
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}