Bogo Advocacia e Consultoria

  • PRINCIPAL
  • BOGO ADVOCACIA
  • ÁREAS DE ATUAÇÃO
    • DIREITO PREVIDENCIÁRIA
    • DIREITO TRABALHISTA
    • DIREITO CIVEL
    • DIREITO ADMINISTRATIVO
    • RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO
  • BLOG
  • CONTATO
Converse com um Especialista
Bogo Advocacia
quarta-feira, 17 junho 2020 / Published in Recuperação de Crédito

Cuidados para evitar a fraude à execução e não recuperação do crédito

Não há dúvidas que o melhor caminho para evitar problemas, de qualquer espécie, é a adoção de meios preventivos para tanto. Essa máxima vale para qualquer negócio e se encaixa na lógica de uma série de problemas empresariais e até mesmo na vida.

Medidas de prevenção evitam que uma parcela significativa de problemas ocorram, além de melhor prepararem o empresário para lidar com eventuais problemas que possam surgir. Mas a grande dúvida diz respeito a como fazer isso, de forma a não engessar demais os negócios e acabar perdendo oportunidades.

Além do mais, considerando o grande problema da inadimplência, somada às dificuldades de se reaver um crédito não pago, surge o questionamento a respeito de como evitar situações de inadimplência que envolvam fraude à execução, dificultando a recuperação do crédito.

O que significa fraude à execução?

O devedor que age de má-fé dispõe de uma série de estratégias para não ter seus bens penhorados para o pagamento de suas dívidas. Essa realidade é frustrante e foi, inclusive, regulamentada pela legislação brasileira.

Assim, é considerada fraude à execução quando o devedor se desfaz de seus bens enquanto há uma ação de execução em seu desfavor, o intuito é não ter bens em seu nome para o adimplemento da dívida, lesando o devedor.

No entanto, para o credor provar que foi efetivamente fraude à execução, deve registrar a penhora do bem alienado, ou então provar a má-fé do terceiro que acaba por adquirir o bem do devedor.

Essa questão costuma dar muita dor de cabeça aos credores, que além dos custos da inadimplência do devedor, precisam arcar com valores para ajuizamento de ação judicial e honorários advocatícios.

Contudo, caso o credor consiga efetivamente provar que a venda dos bens do devedor configura fraude à execução, é possível que a alienação realizada seja anulada e o bem volte à titularidade do devedor, possibilitando sua penhora para pagamento da dívida.

Que medidas de prevenção posso adotar?

Considerando todo o cenário negativo de uma fraude a execução e com o fim de recuperar o crédito devido, é possível a criação de estratégias que evitem ao máximo a ocorrência de situações dessa natureza.

O mais importante com relação a essa questão é realizar o devido registro da penhora nos bens do devedor, evitando uma série de outros problemas.

Ainda, existe um meio legal anterior a penhora que permite que o credor garanta sua execução, trata-se da averbação premonitória, que nada mais é que uma certidão do juiz admitindo a execução proposta pelo credor. Com essa certidão em mãos, o credor pode averbar no registro de imóveis e de veículos.

No mais, é possível que antes mesmo do ajuizamento da demanda o credor realize uma busca apurada de todos os bens do devedor, para ter uma noção completa da situação e um melhor preparo para a execução. Em seguida, quando do ajuizamento da ação, todos os bens localizados devem ser enumerados, independentemente da natureza do bem, visando dar mais agilidade ao processo

Por fim, é sempre bom contar com medidas preventivas para evitar situações dessa natureza.

Tagged under: comoevitarfraude, cuidadoscomfraude, evitarfraude, fraude, RECUPERACAODECREDITO

What you can read next

Como a queda na recuperação de crédito pode impactar sua empresa?
Efeitos de uma ação de cobrança judicial na vida financeiro do devedor
Estratégias atuais nas recuperações de créditos: Saiba quais métodos podem ser aplicados

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ÚLTIMOS ARTIGOS

  • Meu benefício foi cortado após uma revisão do INSS. O que posso fazer?
    Receber a notícia de que o benefício foi cortado após
  • INSS recusou seu auxílio-doença? Veja como agir rapidamente
    Ter um pedido de auxílio-doença recusado pelo INSS é uma
  • Posso me aposentar com 15 anos de contribuição? Entenda as regras do INSS
    A dúvida é comum, principalmente entre pessoas que contribuíram por
  • Novas regras de aposentadoria para mulheres em 2025: entenda o que mudou
    A cada ano, as regras de aposentadoria para mulheres passam
  • Benefícios negados injustamente: quais os seus direitos e como recorrer?
    Receber a notícia de que um benefício foi negado pelo

CATEGORIAS

  • Contratos Administrativos
  • Direito Administrativo
  • Direito Familiar
  • Direito Trabalhista
  • Licitações
  • Previdenciário
  • Recuperação de Crédito

NUVEM DE TAGS

advogado advogado previdenciário aposentadoria aposentadoria especial aposentadoria por invalidez aposentadoria rural auxílio-doença benefício bpc crédito demissão direito previdenciario direitos previdenciários direito trabalhista empregado inadimplência insalubridade inss previdência previdência social recuperação de crédito reforma da previdência segurado tempo de contribuição terceirização cobrança

TOP
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}