Bogo Advocacia e Consultoria

  • PRINCIPAL
  • BOGO ADVOCACIA
  • ÁREAS DE ATUAÇÃO
    • DIREITO PREVIDENCIÁRIA
    • DIREITO TRABALHISTA
    • DIREITO CIVEL
    • DIREITO ADMINISTRATIVO
    • RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO
  • BLOG
  • CONTATO
Converse com um Especialista
Bogo Advocacia
sexta-feira, 06 março 2020 / Published in Recuperação de Crédito

Como realizar uma cobrança

Você sabe o que fazer quando um cliente não paga?

A inadimplência de um cliente é, sem dúvidas, um problema para o credor, que por vezes se vê obrigado a mudar seu planejamento financeiro para lidar com a falta do dinheiro que deveria ter entrado, além do tempo e pessoal que deve estar a disposição para realizar a cobrança.

Reaver o dinheiro devido nem sempre é das tarefas mais fáceis, causando certo desconforto em quem cobra e correndo o risco de comprometer a relação entre credor/devedor. Mas lembre-se, receber pelo produto vendido ou serviço prestado é seu direito, não há nada de errado em reforçar tal questão.

Contudo, é muito importante estar preparado para situações como essa, agindo de forma rápida e efetiva para não comprometer o bom andamento do negócio – visto que a inadimplência não é algo raro de acontecer.

Para ajudá-lo(a), trouxemos algumas dicas práticas de como realizar uma cobrança extrajudicial de forma efetiva e sem comprometer sua relação com o cliente inadimplente:

– Procure sempre uma abordagem amigável – a dica de ouro é nunca faltar com a educação e nem perder a cabeça na hora de realizar a cobrança, evitando desgastes desnecessários e tendo em mente que caso a situação financeira do cliente melhore, ele poderá voltar a consumir seu produto ou serviço;

– Reforce as cláusulas contratuais compactuadas – é muito importante ter um contrato claro e direto com relação a inadimplência. Assim, caso ocorra, busque informar o cliente inadimplente do que foi pactuado entre vocês. Para tanto, utilize sua ferramenta de comunicação com o cliente, seja e-mail, aplicativos de mensagens, contato telefônico, etc;

– Tenha alguém em sua equipe que entenda de técnicas de cobrança – ter um pessoal preparado para situações como essa é fundamental, não apenas para obter o valor devido de maneira eficaz, mas também para evitar constranger seu cliente e estragar o relacionamento havido entre as partes. Além de que, o Código de Defesa do Consumidor traz algumas regras claras quanto a cobrança de um inadimplente, sendo vedada cobranças vexatórias e ameaças;

– Se for possível no seu negócio, negocie valores – nem sempre o cliente que não paga está agindo de má-fé, muito pelo contrário, a grande maioria não dispõe mesmo de condições financeiras de quitar as dívidas contraídas. Sendo assim, esteja aberto(a) a negociações, achando um meio termo que satisfaça ambas as partes, seja oferecendo desconto ou formas de parcelamento;

Contudo, se após todas as alternativas consensuais o problema ainda persistir, e o devedor ainda se mostrar resistente ao pagamento da dívida, não hesite em haver seu dinheiro, há ainda uma saída para o problema.

– Cobrança judicial – consistindo num método de cobrança mais formal que a extrajudicial, é ainda uma alternativa para conseguir seu dinheiro, e em algumas situações, a única. A diferença aqui consiste no fato de que a cobrança é realizada por intermédio da justiça, ou seja, deve-se entrar com uma ação de execução de título extrajudicial, ação monitória ou ação de cobrança, englobando todos os requisitos para tanto, como a contratação de um advogado capacitado para atuar na sua demanda.

Por fim, baseando suas cobranças na boa-fé e adotando as práticas mencionadas acima, você estará um passo à frente para receber seu dinheiro.

Tagged under: inadimplência cobrança

What you can read next

Formas de diminuir a inadimplência dos meus clientes
Qual é a importância da recuperação de crédito para as empresas?
Como receber uma dívida se o devedor coloca seus bens ou valores em nome de terceiros?

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ÚLTIMOS ARTIGOS

  • Meu benefício foi cortado após uma revisão do INSS. O que posso fazer?
    Receber a notícia de que o benefício foi cortado após
  • INSS recusou seu auxílio-doença? Veja como agir rapidamente
    Ter um pedido de auxílio-doença recusado pelo INSS é uma
  • Posso me aposentar com 15 anos de contribuição? Entenda as regras do INSS
    A dúvida é comum, principalmente entre pessoas que contribuíram por
  • Novas regras de aposentadoria para mulheres em 2025: entenda o que mudou
    A cada ano, as regras de aposentadoria para mulheres passam
  • Benefícios negados injustamente: quais os seus direitos e como recorrer?
    Receber a notícia de que um benefício foi negado pelo

CATEGORIAS

  • Contratos Administrativos
  • Direito Administrativo
  • Direito Familiar
  • Direito Trabalhista
  • Licitações
  • Previdenciário
  • Recuperação de Crédito

NUVEM DE TAGS

advogado advogado previdenciário aposentadoria aposentadoria especial aposentadoria por invalidez aposentadoria rural auxílio-doença benefício bpc crédito demissão direito previdenciario direitos previdenciários direito trabalhista empregado inadimplência insalubridade inss previdência previdência social recuperação de crédito reforma da previdência segurado tempo de contribuição terceirização cobrança

TOP
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}