Bogo Advocacia e Consultoria

  • PRINCIPAL
  • BOGO ADVOCACIA
  • ÁREAS DE ATUAÇÃO
    • DIREITO PREVIDENCIÁRIA
    • DIREITO TRABALHISTA
    • DIREITO CIVEL
    • DIREITO ADMINISTRATIVO
    • RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO
  • BLOG
  • CONTATO
Converse com um Especialista
Bogo Advocacia
terça-feira, 16 junho 2020 / Published in Recuperação de Crédito

Como evitar um calote

Conservar as vendas de produtos e/ou serviços a todo vapor é a pretensão de qualquer empresário, mas o triunfo do seu negócio não depende apenas da quantidade de negociações realizadas, pois é preciso, também, qualidade nessas transações.

Uma transação de má qualidade pode gerar inadimplência e – embora a insolvência esteja presente no negócio de todo empreendedor – aquele empresário que souber analisar seus clientes e que se comporte adequadamente em relação às informações recebidas, consegue evitar ou se desvencilhar desse prejuízo de forma mais rápida, fácil e eficiente.

Abaixo são apresentadas seis forma para reduzir a chance de perdas e prejuízos no seu negócio, decorrentes da inadimplência dos clientes, confira:

1. Ofereça descontos para clientes que desejam pagar à vista: o pagamento a vista não oferece qualquer prejuízo futuro ao seu comércio, por isso, é recomendável incentivá-lo aos seus clientes com a entrega de brindes e descontos.

Esse tipo de incentivo, proporciona uma percepção de que o pagamento à vista é muito mais benéfico ao cliente e, com o valor em mãos, não há o que se falar em calote.

2. Disponha mais opções de pagamento: quanto mais opções seguras de pagamento seu comércio possuir, mais distante estará da insolvência de seus clientes. 

Caso o cliente não possua o valor para pagamento à vista, é importante oferecer outras opções viáveis, como o pagamento pelo cartão de crédito ou débito e a possibilidade de emissão de boletos. 

Essas opções ajudam a não perder o cliente e, ainda, afastam um possível prejuízo, visto que, depois da compra ou serviço ser efetuada no cartão, uma possível inadimplência será responsabilidade da administradora do cartão e não do seu comércio.

3. Tenha ferramentas que auxiliem na cobrança: deixar o cadastro de seus clientes sempre atualizado com número de telefone, telefones de contato, endereço e cópia do seus documentos pessoais (RG e CPF) pode lhe ajudar a não perder o contato do seu cliente.

Com essas informações, ainda é possível lembrá-lo frequentemente do seu débito e oferecer-lhe condições especiais de pagamento, caso não consiga cumprir com o compromisso inicialmente acordado, afinal, o importante é manter o contato com o consumidor.

4. Investigue que cliente você está atendendo: procure, sempre que possível, indicações desse cliente no mercado, ou seja, saber como é a relação dele com outras empresas, se ele possui ou já possuiu débito no mesmo segmento de vendas e serviços que o seu. 

Faça uma consulta nos cadastros de inadimplentes para verificar se esse cliente não tem inscrições por dívidas não pagas.

Uma análise do risco dessa venda e do seu cliente é sempre recomendável.

5. Faça um contrato: sempre que o volume do consumo ou da compra for muito grande, inicia-se a formalização do negócio por meio de um contrato.

Esse contrato deve conter cláusulas bem específicas quanto ao inadimplemento, de modo que o cliente não encontre brechas para justificar sua insolvência e fique assegurado o seu direito de receber a quantia comercializada sob qualquer hipótese.

6. Emita nota fiscal: a venda sem nota fiscal é ilegal, por isso é sempre necessária a emissão de nota fiscal para todas as transações do seu negócio. 

Além disso, a nota fiscal é um importante documento para comprovar transações realizadas e, assim, facilitar a sua cobrança.

Um escritório especializado em recuperação de crédito possui profissionais qualificados para auxiliar sua empresa na cobrança de dívida e recuperação de crédito de devedores inadimplentes, por meio de uma abordagem eficaz e adequada, capaz de garantir um acordo bem sucedido.

Tagged under: calote, carteira de cobranças, crédito, dívidas, empresas, inadimplência, recuperação de crédito, terceirização cobrança

What you can read next

Se o devedor não tem patrimônio o que pode ser feito para tentar recuperar o crédito?
Cuidados para evitar a fraude à execução e não recuperação do crédito
Vale a pena contratar um escritório de advocacia para realizar cobranças?

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ÚLTIMOS ARTIGOS

  • Meu benefício foi cortado após uma revisão do INSS. O que posso fazer?
    Receber a notícia de que o benefício foi cortado após
  • INSS recusou seu auxílio-doença? Veja como agir rapidamente
    Ter um pedido de auxílio-doença recusado pelo INSS é uma
  • Posso me aposentar com 15 anos de contribuição? Entenda as regras do INSS
    A dúvida é comum, principalmente entre pessoas que contribuíram por
  • Novas regras de aposentadoria para mulheres em 2025: entenda o que mudou
    A cada ano, as regras de aposentadoria para mulheres passam
  • Benefícios negados injustamente: quais os seus direitos e como recorrer?
    Receber a notícia de que um benefício foi negado pelo

CATEGORIAS

  • Contratos Administrativos
  • Direito Administrativo
  • Direito Familiar
  • Direito Trabalhista
  • Licitações
  • Previdenciário
  • Recuperação de Crédito

NUVEM DE TAGS

advogado advogado previdenciário aposentadoria aposentadoria especial aposentadoria por invalidez aposentadoria rural auxílio-doença benefício bpc crédito demissão direito previdenciario direitos previdenciários direito trabalhista empregado inadimplência insalubridade inss previdência previdência social recuperação de crédito reforma da previdência segurado tempo de contribuição terceirização cobrança

TOP
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}