
Conservar as vendas de produtos e/ou serviços a todo vapor é a pretensão de qualquer empresário, mas o triunfo do seu negócio não depende apenas da quantidade de negociações realizadas, pois é preciso, também, qualidade nessas transações.
Uma transação de má qualidade pode gerar inadimplência e – embora a insolvência esteja presente no negócio de todo empreendedor – aquele empresário que souber analisar seus clientes e que se comporte adequadamente em relação às informações recebidas, consegue evitar ou se desvencilhar desse prejuízo de forma mais rápida, fácil e eficiente.
Abaixo são apresentadas seis forma para reduzir a chance de perdas e prejuízos no seu negócio, decorrentes da inadimplência dos clientes, confira:
1. Ofereça descontos para clientes que desejam pagar à vista: o pagamento a vista não oferece qualquer prejuízo futuro ao seu comércio, por isso, é recomendável incentivá-lo aos seus clientes com a entrega de brindes e descontos.
Esse tipo de incentivo, proporciona uma percepção de que o pagamento à vista é muito mais benéfico ao cliente e, com o valor em mãos, não há o que se falar em calote.
2. Disponha mais opções de pagamento: quanto mais opções seguras de pagamento seu comércio possuir, mais distante estará da insolvência de seus clientes.
Caso o cliente não possua o valor para pagamento à vista, é importante oferecer outras opções viáveis, como o pagamento pelo cartão de crédito ou débito e a possibilidade de emissão de boletos.
Essas opções ajudam a não perder o cliente e, ainda, afastam um possível prejuízo, visto que, depois da compra ou serviço ser efetuada no cartão, uma possível inadimplência será responsabilidade da administradora do cartão e não do seu comércio.
3. Tenha ferramentas que auxiliem na cobrança: deixar o cadastro de seus clientes sempre atualizado com número de telefone, telefones de contato, endereço e cópia do seus documentos pessoais (RG e CPF) pode lhe ajudar a não perder o contato do seu cliente.
Com essas informações, ainda é possível lembrá-lo frequentemente do seu débito e oferecer-lhe condições especiais de pagamento, caso não consiga cumprir com o compromisso inicialmente acordado, afinal, o importante é manter o contato com o consumidor.
4. Investigue que cliente você está atendendo: procure, sempre que possível, indicações desse cliente no mercado, ou seja, saber como é a relação dele com outras empresas, se ele possui ou já possuiu débito no mesmo segmento de vendas e serviços que o seu.
Faça uma consulta nos cadastros de inadimplentes para verificar se esse cliente não tem inscrições por dívidas não pagas.
Uma análise do risco dessa venda e do seu cliente é sempre recomendável.
5. Faça um contrato: sempre que o volume do consumo ou da compra for muito grande, inicia-se a formalização do negócio por meio de um contrato.
Esse contrato deve conter cláusulas bem específicas quanto ao inadimplemento, de modo que o cliente não encontre brechas para justificar sua insolvência e fique assegurado o seu direito de receber a quantia comercializada sob qualquer hipótese.
6. Emita nota fiscal: a venda sem nota fiscal é ilegal, por isso é sempre necessária a emissão de nota fiscal para todas as transações do seu negócio.
Além disso, a nota fiscal é um importante documento para comprovar transações realizadas e, assim, facilitar a sua cobrança.
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