Bogo Advocacia e Consultoria

  • PRINCIPAL
  • BOGO ADVOCACIA
  • ÁREAS DE ATUAÇÃO
    • DIREITO PREVIDENCIÁRIA
    • DIREITO TRABALHISTA
    • DIREITO CIVEL
    • DIREITO ADMINISTRATIVO
    • RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO
  • BLOG
  • CONTATO
Converse com um Especialista
Bogo Advocacia
quarta-feira, 23 setembro 2020 / Published in Previdenciário

Por que você deve fazer um planejamento previdenciário agora mesmo?

Você já deve ter ouvido falar por aí que o planejamento é a alma do negócio, mas qual a verdade nessa frase? Na área de direito previdenciário ela faz muito sentido e se levada a sério pode ter ótimos resultados ao trabalhador.

Pode parecer precaução demais, mas realizar um planejamento previdenciário de qualidade pode ser o diferencial para receber o melhor benefício quando chegar a hora. É preciso considerar que todos temos “vidas previdenciárias” diferentes, algumas pessoas começaram a trabalhar ainda muito novas, outras esperaram uma certa idade, tem quem sempre trabalhou recebendo bons salários e também aqueles que trabalharam em mais de um emprego simultaneamente.

Não existe uma fórmula exata que possa ser aplicada às situações para se chegar a um veredito, mas por meio de um planejamento previdenciário completo e de qualidade é possível ter uma bela noção de qual caminho seguir.  

Por que o planejamento previdenciário é importante?

Para explicar as benesses do planejamento previdenciário primeiro é preciso destacar que cada um possui suas peculiaridades e há uma infinidade de atividades sendo desenvolvidas pelas pessoas. Há quem trabalhe com atividades insalubres e perigosas e faça isso desde sempre, há quem teve uma curta experiência nessas áreas e tenha resolvido mudar ou até mesmo quem nunca trabalhou em atividade do gênero.

Pode não fazer sentido num primeiro momento, mas apenas esses 3 cenários podem ter planejamentos previdenciários completamente diferentes e pedidos de aposentadoria distintos. Um segurado precisará trabalhar por 25 anos para se aposentar enquanto outro terá que trabalhar 10 anos a mais que esse, pois cada um possui características próprias.

Isso tudo serve para exemplificar que, antes de mais nada, o planejamento previdenciário é algo personalizado, feito levando em consideração as características particulares de cada segurado.

Significa dizer que o profissional responsável pela realização do planejamento fará uma espécie de mapeamento da vida do segurado, considerando questões previdenciárias. Será analisado o CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais, bem como da carteira de trabalho do segurado, já se atentando para possíveis erros de cadastramento.

Com a reforma da previdência ocorrida em novembro de 2019, nós passamos a ter alguns cenários diferentes. Há quem pode aproveitar as regras antigas, quem só pode se aposentar considerando as novas regras e aqueles inseridos nesse meio, que podem utilizar as regras de transição.

O que ocorre muito é do segurado, ansioso pela aposentadoria, se dirigir ao INSS assim que completa qualquer requisito e fazer o requerimento de uma modalidade que acredita ser a melhor, mas nem sempre é.

Imagine a situação de um empregado que mal analisou o cenário previdenciário e notou que a regra de transição do pedágio de 50% era, supostamente, a solução dos seus problemas. Trabalhou pelo tempo necessário e fez o requerimento junto ao INSS. Quando do deferimento, notou que o valor a ser recebido era muito menor do que ele esperava, e teve a informação que nessa regra de transição há incidência do chamado fator previdenciário, que acaba diminuindo o valor mesmo.

Com um planejamento previdenciário de qualidade talvez esse segurado fosse instruído a trabalhar um pouco mais para se inserir na regra de transição do pedágio de 100% e assim receber um valor maior.

Esse é só um exemplo entre milhares de que o planejamento previdenciário é o melhor negócio a se investir. Além de ser possível prever qual o melhor tipo de benefício a ser recebido e qual o melhor momento para fazer o requerimento, o segurado terá mais segurança no processo, preparando toda a documentação com calma e de forma correta.

Pode parecer exagero, mas investir nisso pode fazer uma diferença enorme na aposentadoria do segurado.

Ainda possui dúvidas sobre o assunto? Comente abaixo.

Tagged under: aposentadoria, direito previdenciario, inss, Planejamento previdenciário, segurado

What you can read next

Servente de Pedreiro Tem Direito à Aposentadoria Especial?
Quem pode e não pode contribuir em atraso no INSS?
Aposentadoria do motorista | Entenda como funciona

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ÚLTIMOS ARTIGOS

  • Meu benefício foi cortado após uma revisão do INSS. O que posso fazer?
    Receber a notícia de que o benefício foi cortado após
  • INSS recusou seu auxílio-doença? Veja como agir rapidamente
    Ter um pedido de auxílio-doença recusado pelo INSS é uma
  • Posso me aposentar com 15 anos de contribuição? Entenda as regras do INSS
    A dúvida é comum, principalmente entre pessoas que contribuíram por
  • Novas regras de aposentadoria para mulheres em 2025: entenda o que mudou
    A cada ano, as regras de aposentadoria para mulheres passam
  • Benefícios negados injustamente: quais os seus direitos e como recorrer?
    Receber a notícia de que um benefício foi negado pelo

CATEGORIAS

  • Contratos Administrativos
  • Direito Administrativo
  • Direito Familiar
  • Direito Trabalhista
  • Licitações
  • Previdenciário
  • Recuperação de Crédito

NUVEM DE TAGS

advogado advogado previdenciário aposentadoria aposentadoria especial aposentadoria por invalidez aposentadoria rural auxílio-doença benefício bpc crédito demissão direito previdenciario direitos previdenciários direito trabalhista empregado inadimplência insalubridade inss previdência previdência social recuperação de crédito reforma da previdência segurado tempo de contribuição terceirização cobrança

TOP
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}