Bogo Advocacia e Consultoria

  • PRINCIPAL
  • BOGO ADVOCACIA
  • ÁREAS DE ATUAÇÃO
    • DIREITO PREVIDENCIÁRIA
    • DIREITO TRABALHISTA
    • DIREITO CIVEL
    • DIREITO ADMINISTRATIVO
    • RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO
  • BLOG
  • CONTATO
Converse com um Especialista
Bogo Advocacia
terça-feira, 20 outubro 2020 / Published in Previdenciário

Como comprovar todas as suas contribuições para o INSS?

Não há quem negue que a aposentadoria é um momento muito aguardado pelos segurados, ainda que trabalhem com algo que seja prazeroso, poder descansar sem se preocupar com a renda no final do mês é muito tranquilizador.

Mas para isso é preciso contribuir por muito anos para a Previdência Social, e é nessa etapa que o segurado pode ter problemas. O INSS não é um órgão isento de erros e é um tanto quanto comum encontrar um segurado que teve problemas com suas contribuições previdenciárias.

Não apenas isso, é possível também que durante o exercício da profissão, no decorrer dos anos, algum empregador tenha sido negligente e tenha deixado de realizar as contribuições previdenciários desse segurado. No momento da aposentadoria esse segurado precisará agir.

Como comprovar as contribuições previdenciárias ao INSS?

Essa tarefa pode ser muito simples ou um pouco mais trabalhosa, tudo irá depender do caso concreto do segurado. Fato é que regularizar essa situação o quanto antes irá poupar muita dor de cabeça lá na frente, vale a pena investir um tempo para isso.

Um dos principais documentos para comprovar o tempo trabalhado e as contribuições previdenciárias pagas durante a vida é o CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais, que reúne uma série de informações do trabalhador brasileiro.

Se o CNIS estiver correto, a comprovação das contribuições previdenciárias ocorrerá sem problemas, caso não esteja, é hora de agir e regularizar a situação. Mas como o CNIS pode estar errado? É possível que determinado vínculo empregatício esteja sem baixa, ou seja, não tenha a anotação da data de saída. É normal ocorrer problemas com os salários e contribuições previdenciárias, constando valores incorretos.

Em situações dessa natureza é possível regularizar as informações do CNIS com a carteira de trabalho ou outros documentos que atestem o vínculo de emprego e o salário recebido – contrato de trabalho, holerite, etc. É possível fazer isso a qualquer momento, através do Portal Meu INSS.

Importante destacar que se o vínculo empregatício foi reconhecido por meio de uma ação trabalhista, a inclusão no CNIS não é automática, é preciso se dirigir ao INSS ou diretamente pelo Portal Meu INSS na internet e regularizar a situação.

Outro documento que pode ser muito útil para comprovar as contribuições previdenciárias é a Carteira de Trabalho (CTPS), o documento mais básico e fácil de se analisar, desde que preenchido corretamente.

Como já pontuamos, é possível utilizar a carteira de trabalho para corrigir o CNIS e também para comprovar vínculos de emprego, aumento de salário, férias e 13º salário, ou seja, é um documento bem importante e muito completo.

As informações incorretas da carteira de trabalho podem ser corrigidas diretamente pelo empregador, no setor de RH, ou o empregado pode ajuizar uma ação trabalhista, na hipótese de o empregador se negar a arrumar.

Outros documentos podem ser apresentados para a devida comprovação, tais como os contratos de trabalho, as rescisões dos contratos de trabalho, holerites, o próprio PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário (para comprovar o tempo especial), os registro de pontos eletrônicos e quaisquer outros que comprovem a relação de emprego.

Ainda possui dúvidas sobre o assunto? Comente abaixo.

Tagged under: inss

What you can read next

Como saber se tenho direito adquirido no INSS?
O INSS Negou Meu Pedido: O Que Fazer Agora?
Como dar entrada na aposentadoria proporcional por tempo de contribuição?

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ÚLTIMOS ARTIGOS

  • Meu benefício foi cortado após uma revisão do INSS. O que posso fazer?
    Receber a notícia de que o benefício foi cortado após
  • INSS recusou seu auxílio-doença? Veja como agir rapidamente
    Ter um pedido de auxílio-doença recusado pelo INSS é uma
  • Posso me aposentar com 15 anos de contribuição? Entenda as regras do INSS
    A dúvida é comum, principalmente entre pessoas que contribuíram por
  • Novas regras de aposentadoria para mulheres em 2025: entenda o que mudou
    A cada ano, as regras de aposentadoria para mulheres passam
  • Benefícios negados injustamente: quais os seus direitos e como recorrer?
    Receber a notícia de que um benefício foi negado pelo

CATEGORIAS

  • Contratos Administrativos
  • Direito Administrativo
  • Direito Familiar
  • Direito Trabalhista
  • Licitações
  • Previdenciário
  • Recuperação de Crédito

NUVEM DE TAGS

advogado advogado previdenciário aposentadoria aposentadoria especial aposentadoria por invalidez aposentadoria rural auxílio-doença benefício bpc crédito demissão direito previdenciario direitos previdenciários direito trabalhista empregado inadimplência insalubridade inss previdência previdência social recuperação de crédito reforma da previdência segurado tempo de contribuição terceirização cobrança

TOP
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}