Bogo Advocacia e Consultoria

  • PRINCIPAL
  • BOGO ADVOCACIA
  • ÁREAS DE ATUAÇÃO
    • DIREITO PREVIDENCIÁRIA
    • DIREITO TRABALHISTA
    • DIREITO CIVEL
    • DIREITO ADMINISTRATIVO
    • RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO
  • BLOG
  • CONTATO
Converse com um Especialista
Bogo Advocacia
quinta-feira, 24 setembro 2020 / Published in Previdenciário

Auxílio por incapacidade temporária: Saiba como fazer o pedido da antecipação

Com a recente reforma da previdência, ocorrida em meados de novembro de 2019, alguns benefícios previdenciários já bem conhecidos pelos segurados passaram a atender por outro nome. É o caso do auxílio doença, que passou a adotar a terminologia de auxílio por incapacidade temporária.

Ademais, com o avanço rápido da contaminação por COVID-19 e o quadro de crise sanitária desencadeada pela pandemia, além do fechamento das agências físicas do INSS, uma série de situações foram alteradas para atender as necessidades desse período.

Além do fechamento das agências, restou determinado o cancelamento das perícias médicas e das provas de vida, colocando os segurados que estavam aguardando a análise do pedido de auxílio por incapacidade temporária em dúvida a respeito do que fazer.

Mas o que é o auxílio por incapacidade temporária?

O auxílio por incapacidade temporária (auxílio doença) é um benefício previdenciário que tem o propósito de substituir temporariamente a renda do segurado. É destinado a pessoas que por doença ou acidente, perdem temporariamente a capacidade para o trabalho.

O benefício em questão é pago às pessoas que, por indicação médica, precisarem se ausentar do trabalho por um período superior a 15 dias. Nesse cenário, os primeiros 15 dias de afastamento do segurado serão arcados pela empresa, sendo que a partir do 16 dia a responsabilidade do pagamento da remuneração passa a ser do INSS. 

Como regra geral, para o segurado ter direito ao referido benefício, deve comprovar o período de carência de 12 meses, ou seja, que já realizou o pagamento de 12 contribuições previdenciárias, além de possuir a qualidade de segurado quando da realização do pedido junto ao INSS.

Como fazer o pedido de antecipação do benefício da incapacidade temporária

Considerando o cancelamento das perícias médicas, o fechamento das agências do INSS e principalmente a necessidade de se adotar o isolamento social, algumas regras foram flexibilizadas para não prejudicar os segurados que estavam aguardando a análise de algum benefício previdenciário.

É o caso de quem aguardava o deferimento do benefício da incapacidade temporária. Desde o início da pandemia, em meados de março de 2020, os pedidos de benefícios previdenciários foram transferidos para a internet e as perícias médicas canceladas.

Nesse cenário, o INSS optou pela liberação do auxílio por incapacidade temporária apenas pelo atestado médico juntado pelo segurado quando do requerimento pela internet. Mas não apenas isso, considerando o estado atual da saúde pública e da economia, a previdência social passou a liberar valores antecipados para os trabalhadores, evitando maiores transtornos.

Então os segurados que fizeram o pedido durante a pandemia e estão aguardando o deferimento, desde que preenchidos os requisitos no atestado médico, terão direito ao adiantamento no valor de um salário mínimo enquanto esperam. Com isso, é preciso que o segurado anexe junto ao INSS o atestado médico que comprove sua condição médica.

Essa parte é muito importante, como houve a dispensa da perícia médica, é preciso que o atestado contenha todas as informações necessárias, tais como assinatura e carimbo do médico responsável – seja ele da rede pública ou particular – descrição do estado de saúde do segurado e o tempo necessário de afastamento do trabalho.

Para o requerimento, deve-se acessar o Portal Meu INSS e realizar o requerimento de auxílio com documento médico. Em seguida, é preciso anexar o atestado médico e o documento de identificação, bem como preencher os demais dados necessários que aparecerão.

Feito isso, o pedido entrará na análise do INSS e se os requisitos forem cumpridos os valores de antecipação serão disponibilizados ao segurado.

Ainda possui dúvidas sobre o assunto? Comente abaixo.

Tagged under: antecipação, aposentadoria, auxílio por incapacidade temporária, inss

What you can read next

Reforma da Previdência: o que fazer se você tiver idade suficiente, mas não tem tempo de contribuição
Aposentadoria especial para profissionais da saúde: o que muda com a Reforma da Previdência?
Tenho idade, mas não tenho 15 anos de INSS pago. E agora?

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ÚLTIMOS ARTIGOS

  • Meu benefício foi cortado após uma revisão do INSS. O que posso fazer?
    Receber a notícia de que o benefício foi cortado após
  • INSS recusou seu auxílio-doença? Veja como agir rapidamente
    Ter um pedido de auxílio-doença recusado pelo INSS é uma
  • Posso me aposentar com 15 anos de contribuição? Entenda as regras do INSS
    A dúvida é comum, principalmente entre pessoas que contribuíram por
  • Novas regras de aposentadoria para mulheres em 2025: entenda o que mudou
    A cada ano, as regras de aposentadoria para mulheres passam
  • Benefícios negados injustamente: quais os seus direitos e como recorrer?
    Receber a notícia de que um benefício foi negado pelo

CATEGORIAS

  • Contratos Administrativos
  • Direito Administrativo
  • Direito Familiar
  • Direito Trabalhista
  • Licitações
  • Previdenciário
  • Recuperação de Crédito

NUVEM DE TAGS

advogado advogado previdenciário aposentadoria aposentadoria especial aposentadoria por invalidez aposentadoria rural auxílio-doença benefício bpc crédito demissão direito previdenciario direitos previdenciários direito trabalhista empregado inadimplência insalubridade inss previdência previdência social recuperação de crédito reforma da previdência segurado tempo de contribuição terceirização cobrança

TOP
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}