Bogo Advocacia e Consultoria

  • PRINCIPAL
  • BOGO ADVOCACIA
  • ÁREAS DE ATUAÇÃO
    • DIREITO PREVIDENCIÁRIA
    • DIREITO TRABALHISTA
    • DIREITO CIVEL
    • DIREITO ADMINISTRATIVO
    • RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO
  • BLOG
  • CONTATO
Converse com um Especialista
Bogo Advocacia
terça-feira, 02 junho 2020 / Published in Direito Familiar

Como fazer e como funcionam os acordos pré-nupciais?

Quando duas pessoas optam por se casarem, devem ter em mente que essa decisão resultará em muitas mudanças, inclusive jurídicas. Para evitar surpresas posteriores, é essencial se preparar da melhor maneira possível para esse momento, se atentando a todas as questões relevantes

O acordo pré-nupcial ou pacto antenupcial é algo a ser considerado, principalmente se o casal pensa em adotar um regime de bens diferente do comunhão parcial de bens. Pode ser incômodo às partes tratar essa questão, mas é preciso ter em mente que um acordo pré-nupcial bem feito pode impedir muitos conflitos futuros.

O que é e como funciona um acordo pré-nupcial?

Um acordo pré-nupcial pode ser caracterizado como um combinado entre os noivos que, antes de formalizarem o casamento, optaram por regular algumas questões patrimoniais.

O acordo acima citado pode dispor a respeito de qual regime de bens o casal escolheu, bem como “criar” um regime de bens próprio, chamados de regimes híbridos. Nesse caso, há a adoção de um regime de bens base, com a adoção de algumas outras características de outra modalidade de regime.

Mas não apenas isso, é possível que os noivos decidam a respeito dos bens individuais, que já integram seu acervo patrimonial, como eles serão geridos e como ficará a separação de bens numa possível dissolução do matrimônio.

As partes contam com uma certa liberdade quanto a elaboração desse pacto, sendo possível que acordem livremente a respeito de suas cláusulas, se atentando apenas a questões contrárias à lei.   

Como fazer um acordo pré-nupcial?

Como o próprio termo indicado, é imprescindível que o acordo seja formalizado antes da realização do casamento dos nubentes, sendo possível fazer alterações até a data do casamento. Com isso, assim que os preparativos para o casório se iniciarem, é bom procurar um profissional qualificado para discutir essa questão.

Considerando as cláusulas contratuais que disponham sobre o patrimônio do casal, é necessário que o acordo pré-nupcial seja registrado perante o oficial do Registro de Imóveis, isso serve para que o acordo tenha validade perante terceiros. 

Mas não apenas isso, é preciso também que o casal se atente em realizar a lavratura da escritura pública (onde constam as cláusulas do acordo) perante o Cartório de Notas, requerendo ainda a remessa dessa escritura para o serviço registral de pessoas naturais onde foi realizada a habilitação para o casamento.

Importante destacar que é imprescindível a presença das partes no ato de registro, podendo ser representados por pessoa capaz, desde que munida de procuração com poderes especiais.

Por fim, é válido que os noivos tratem dessas questões com um profissional qualificado, de sua confiança, que irá melhor orientá-los de acordo com o caso concreto.

Tagged under: Acordo, pre nupcial

What you can read next

É obrigatório realizar a partilha na ocasião do divórcio?
Meu marido me abandonou. O que fazer?
Como funciona o regime de bens e como escolher?

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ÚLTIMOS ARTIGOS

  • Mão colocando uma flor branca sobre um túmulo, simbolizando luto e pensão por morte no INSS.
    É possível pedir revisão da pensão por morte? Entenda quando e como solicitar
    A revisão da pensão por morte é um instrumento essencial
  • Advogado de terno analisando documentos e fazendo anotações em um escritório, representando a preparação de recurso no INSS.
    Como funciona o recurso no INSS
    Quando um benefício é negado, suspenso ou concedido de forma
  • Profissional aponta para um ícone de alerta digital enquanto segura um celular, representando atenção a riscos e falhas na recuperação de crédito empresarial.
    Erros que mais comprometem a recuperação de crédito empresarial
    A recuperação de crédito empresarial depende de planejamento, monitoramento e
  • Homem utilizando muletas após lesão, representando situações que podem gerar auxílio-doença ou auxílio-acidente no INSS.
    É possível acumular auxílio-doença e auxílio-acidente?
    A dúvida sobre a possibilidade de acumular auxílio-doença e auxílio-acidente
  • Profissional utiliza lupa com símbolo de alerta diante de um computador, representando a identificação de sinais de fraude à execução.
    Fraude à execução: sinais de alerta para empresas credoras
    A fraude à execução é uma das situações mais desafiadoras

CATEGORIAS

  • Contratos Administrativos
  • Direito Administrativo
  • Direito Familiar
  • Direito Trabalhista
  • Licitações
  • Previdenciário
  • Recuperação de Crédito

NUVEM DE TAGS

advogado advogado previdenciário aposentadoria aposentadoria especial aposentadoria híbrida aposentadoria por invalidez aposentadoria rural auxílio-acidente auxílio-doença bpc demissão direito previdenciario direitos previdenciários direito trabalhista empregado inadimplência insalubridade inss pensão por morte previdência previdência social recuperação de crédito reforma da previdência segurado tempo de contribuição

TOP
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}