Bogo Advocacia e Consultoria

  • PRINCIPAL
  • BOGO ADVOCACIA
  • ÁREAS DE ATUAÇÃO
    • DIREITO PREVIDENCIÁRIA
    • DIREITO TRABALHISTA
    • DIREITO CIVEL
    • DIREITO ADMINISTRATIVO
    • RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO
  • BLOG
  • CONTATO
Converse com um Especialista
Bogo Advocacia
terça-feira, 16 junho 2020 / Published in Recuperação de Crédito

Qual é a diferença entre recuperação de crédito e recuperação judicial?

É possível que você já tenha se deparado com um desses termos, tendo em vista que, quando falamos de inadimplência, é normal que eles apareçam como uma solução para o problema.

No entanto, apesar de ambos compartilharem o termo recuperação, entre a judicial e de crédito há uma distinção significativa, sendo quase impossível confundi-las. Com isso, vamos esclarecer do que se tratam essas modalidades de recuperação e as diferenças e similaridades existentes entre si.

O que é recuperação de crédito?

O problema da inadimplência não é novidade para ninguém e a maioria esmagadora dos empresários já passou por essa situação, seja um microempreendedor que administra um pequeno negócio ou uma multinacional.

Com essa realidade, é preciso dispor de meios eficazes para reaver os valores devidos. É nesse cenário que entra a questão da recuperação de crédito.

Em linhas gerais, podemos caracterizar a recuperação de crédito como um meio hábil de recuperar valores até então tidos como perdidos, trata-se de uma operação especializada em cobrança.

O contato com os clientes inadimplentes pode ser realizado pela própria empresa, muitas vezes com um setor específico reservado para a recuperação de valores, por meio da contratação de um escritório de advocacia e consultoria com especialização em recuperar crédito, ou até mesmo uma agência especializada em cobrança.

Note-se que a intenção da recuperação de crédito não é simplesmente recuperar os valores não recebidos, mas também oportunizar o adimplemento da dívida com facilitações ao devedor, deixando em aberto a possibilidade de negociações de compras futuras. Com isso, ambos saem satisfeitos da negociação, visto que nem sempre o não pagamento de uma dívida significa má-fé do comprador.

Adotar estratégias de recuperação de crédito pode ser o diferencial de um negócio, pois ao mesmo tempo em que se busca preencher o buraco financeiro deixado por um valor não pago, mantém o bom relacionamento com o cliente e a imagem de uma empresa empática, que compreende as dificuldades da economia e se coloca no lugar do devedor, oferecendo soluções justas ao problema.

O que é recuperação judicial?

Devidamente situada a recuperação de crédito, nos voltemos a recuperação judicial, que diferente da recuperação de crédito – que é um meio de cobrança extrajudicial – envolve o poder judiciário e demandas jurídicas.

Quando nos referimos a recuperação judicial, o panorama muda de lado. Agora não estamos nos referindo exatamente a um cliente, mas sim a inadimplência de uma empresa. Com uma economia volátil, nem sempre é possível adimplir com o pagamento da folha de funcionários, valores destinados a tributação, aluguel e fornecedores.

Com o fim de evitar o fechamento das portas e a decretação de falência, as empresas se socorrem da recuperação judicial, sendo uma medida legal prevista na lei de falências, voltada a empresas que não tem mais condições de adimplir com suas dívidas.

Nesse cenário, a recuperação judicial é uma medida voltada para a reestruturação financeira da empresa, que não para com o seu negócio, nem demite funcionários ou qualquer outra medida extrema para contingenciar os danos.

Na realidade, a empresa ajuíza uma demanda de recuperação judicial, explicando toda a situação financeira da empresa, ao passo em que será determinado um administrador judicial e serão suspensas todas as ações em que a empresa figure no polo passivo, seja uma ação de cobrança, reclamação trabalhista ou qualquer outra.

Com isso haverá o preparo de um plano de recuperação, detalhando o que a empresa fará para se recuperar financeiramente e pagar seus devedores, o qual deverá ser aprovado pelo juiz responsável. Na hipótese de o plano ser um sucesso e todos os credores terem sido pagos, a recuperação judicial é encerrada. Caso contrário, será decretada a falência. 

Há alguma ligação entre essas duas modalidades de recuperação?

Com isso em mente, é possível que as recuperações se cruzem, pense na situação de uma empresa em recuperação judicial devendo uma certa quantidade a um fornecedor X, que conta com uma empresa ou escritório de advocacia especializado na recuperação de crédito. Ou até mesmo a própria empresa em recuperação judicial pode contar com uma equipe focada na recuperação de crédito, até como um meio de sair do vermelho.

Por fim, apesar de se aproximarem em alguns momentos, essas modalidades em nada se confundem, mas costumam gerar uma série de dúvidas a quem se preocupa com o tema.

Tagged under: crédito, inadimplência, RECUPERACAODECREDITO, recuperacaodecreditoejudicial, recuperacaojudicial

What you can read next

Como fazer uma ação de cobrança judicial?
Como realizar uma cobrança
Cuidados para evitar a fraude à execução e não recuperação do crédito

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ÚLTIMOS ARTIGOS

  • Meu benefício foi cortado após uma revisão do INSS. O que posso fazer?
    Receber a notícia de que o benefício foi cortado após
  • INSS recusou seu auxílio-doença? Veja como agir rapidamente
    Ter um pedido de auxílio-doença recusado pelo INSS é uma
  • Posso me aposentar com 15 anos de contribuição? Entenda as regras do INSS
    A dúvida é comum, principalmente entre pessoas que contribuíram por
  • Novas regras de aposentadoria para mulheres em 2025: entenda o que mudou
    A cada ano, as regras de aposentadoria para mulheres passam
  • Benefícios negados injustamente: quais os seus direitos e como recorrer?
    Receber a notícia de que um benefício foi negado pelo

CATEGORIAS

  • Contratos Administrativos
  • Direito Administrativo
  • Direito Familiar
  • Direito Trabalhista
  • Licitações
  • Previdenciário
  • Recuperação de Crédito

NUVEM DE TAGS

advogado advogado previdenciário aposentadoria aposentadoria especial aposentadoria por invalidez aposentadoria rural auxílio-doença benefício bpc crédito demissão direito previdenciario direitos previdenciários direito trabalhista empregado inadimplência insalubridade inss previdência previdência social recuperação de crédito reforma da previdência segurado tempo de contribuição terceirização cobrança

TOP
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}