Diante do cenário atípico a que fomos submetidos, muitos segurados foram obrigados a adiar o pedido de aposentadoria, tendo em vista que os postos de atendimento do INSS foram fechados e os serviços transferidos para análise remota.
Mas não há com o que se preocupar, isso porque o procedimento teve alteração, mas o processo como um todo não foi impactado. A diferença para o momento atual consiste apenas na modalidade adotada, pois antes os pedidos eram realizados presencialmente e agora passaram a ser feitos pela internet.
Com isso, os requisitos da aposentadoria não foram alterados, mas o segurado deverá fazê-lo pela internet, através do portal Meu INSS ou aplicativo próprio.
Tendo em vista as peculiaridades da aposentadoria especial, a dica é buscar um profissional capacitado para auxiliá-lo quanto a análise da situação e a documentação a ser anexada, visto que essa aposentadoria requer documentação específica, como o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP).
Por fim, as demais etapas do pedido de aposentadoria não sofreram alteração. Os funcionários e peritos do INSS realizarão a análise remotamente e o segurado poderá consultar o andamento e resultado do pedido pela internet.
Nós, do escritório Bogo Advocacia e Consultoria, seguiremos compartilhando informações importantes durante este período, alertando sobre possíveis mudanças, leis e impactos na economia relacionados ao COVID-19.
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